ANUNCIANTES

Encontro Territorial de Educação Especial mobiliza educadores da rede estadual, em Senhor do Bonfim

Foto: Gabriel Sena

Começou nesta quinta-feira (3), no Colégio Estadual Professor Paulo Batista Machado, no município de Senhor do Bonfim, o ciclo de Encontros Territoriais de Educação Especial. O primeiro encontro reuniu educadores e demais profissionais que atuam com a educação inclusiva, no Núcleo Territorial de Educação do Piemonte Norte do Itapicuru (NTE 25). A atividade, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), percorrerá todos os 27 NTEs, prossegue até agosto  com o objetivo de promover o diálogo sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva, de acordo com a legislação vigente, abordando o panorama nacional no âmbito das políticas de inclusão e propondo reflexões para a tomada de ações na garantia do acesso e da permanência dos estudantes dessa modalidade.

Ao interiorizar a política de inclusão, a SEC busca assegurar que todas as instituições, NTEs, unidades escolares estaduais e Centros de Apoio Pedagógico Especializado presentes nos 27 Territórios de Identidade tenham as mesmas condições de oferecer um atendimento educacional especializado de qualidade, com flexibilidade, acomodações e adaptações necessárias para garantir a equidade no processo de aprendizagem.

Foto: Gabriel Sena

Segundo o coordenador de Educação Especial da SEC, Alexandre Fontoura, o encontro marca o começo de um diálogo essencial para mitigar as barreiras que ainda permeiam o processo de inclusão educacional, garantindo que cada estudante tenha acesso a uma educação de qualidade, equitativa e verdadeiramente inclusiva. “A SEC tem o compromisso de ampliar essas discussões para todos os territórios, fortalecendo práticas que assegurem não apenas o direito à educação, mas também um percurso formativo que respeite e valorize a singularidade de cada estudante”.

Para a técnica de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Karla Xisto, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Senhor do Bonfim, o encontro serviu para refletir sobre a sua atividade prática. “A iniciativa contribui para a melhoria da qualidade do atendimento prestado aos alunos com necessidades educacionais especiais da rede de forma clara e dentro da nossa realidade".

Já a coordenadora pedagógica Rosângela Campos, do Colégio Estadual do Campo Professora Hilda Monteiro de Menezes, de Campo Formoso, falou da importância da atividade. “Este encontro é relevante para o fazer pedagógico que atenda a diversidade dos nossos estudantes, reunindo técnicos de AEE, cuidadores e coordenadores pedagógicos para melhor fortalecer esse movimento dentro dos espaços/tempos da educação é fundamental”.

O próximo encontro será realizado com o Núcleo Territorial de Educação do Recôncavo (NTE 21), no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Colégio Francisco da Conceição Menezes, localizado no município Santo Antônio de Jesus.

Texto: Emerson Santos - Ascom SEC

Deixe seu comentário

dsd