ANUNCIANTES

Primeiro Entreposto de Ovos é inaugurado em Jaguarari

Aconteceram, nesta sexta-feira (01), a inauguração do primeiro Entreposto de Ovos de Jaguarari e a entrega do Selo de Inspeção Municipal (SIM) para a Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar da Bahia (COOMPAB).

O Entreposto de Ovos funcionará na sede da COOMPAB e terá a função de receber, processar e comercializar os ovos do Projeto Galinhas de Postura Ovo Rico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos.

Desde o início do projeto, que conta com um investimento do Governo Cuidando da Nossa Gente de mais de R$ 100 mil, a Seagri distribuiu cerca de seis mil galinhas de postura para produtores rurais de Jaguarari. “Há uma previsão de trabalharmos com uma produção de 300 dúzias de ovos por dia”, estima a presidente da COOMPAB, Silvana Alves. 

O PROCESSO E O SIM – De acordo com o veterinário da Seagri, Yuri Requião, que também coordenou todo o processo para a entrega do SIM à cooperativa, o processo é simples. “O produtor recolhe os ovos do dia, leva até o entreposto que, por sua vez, fará a limpeza, o empacotamento e, em seguida, venderá para o comércio e para a Prefeitura que os destinará para a merenda escolar e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, detalhou.

Além desse cuidado, comprando diretamente da cooperativa, no mercado local ou fora do município, o consumidor terá a garantia de levar um produto de qualidade, graças ao Selo de Inspeção Municipal que certifica que o produto de origem animal passou por todos os parâmetros higiênico-sanitários vigentes. 

Satisfeita com as novidades, a cooperada Edna Nunes acredita que a inauguração do entreposto é um passo muito importante para os criadores. “A maioria das pessoas que moram na zona rural sempre produziram ovos, mas nunca tiveram um espaço para comercializá-los. Muitas vezes acabavam por perder a produção sem ter onde escoar”, relatou. 

Agora a realidade passa a ser outra. Com a inauguração do entreposto e a garantia do SIM todos serão beneficiados: produtores, consumidores e o município como um todo que avançará ainda mais economicamente.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário

dsd