Aplicativo desenvolvido por alunos de curso técnico do SENAI-BA de Juazeiro ajuda consumidores a iluminar ambientes corretamente
Ideias inovadoras elaboradas durante a formação profissionalizante foram selecionadas na etapa estadual do Inova SENAI (Foto: Reprodução) |
Christian Targino Silva, 32, que trabalhava numa loja de material de construção, motivou um grupo de alunos do Curso Técnico em Eletrotécnica do SENAI Juazeiro a criar um aplicativo para celulares, que dimensiona iluminação para residências e indústrias. O Luminous é uma das 10 soluções baianas selecionadas para participar do Inova SENAI Nacional.
De fácil navegação, o app auxilia pessoas a implantar uma iluminação adequada para ambientes diversos, ajudando o usuário a escolher luminárias e a potência das lâmpadas, de acordo com a eficiência energética e as exigências legais e de segurança. Desenvolvido por então alunos do Curso Técnico em Eletrotécnica, agora já formados pelo SENAI Juazeiro, o aplicativo tem como objetivo atender a uma demanda crescente por soluções personalizadas de iluminação.
“Trabalhava numa loja de material de construção e percebia que muitos clientes não tinham ideia de qual lâmpada seria ideal para seus cômodos ou comércios. À medida em que fui aprendendo mais sobre luminotécnica, entendi que um aplicativo poderia ajudar essas pessoas, que não têm conhecimento na área. Compartilhei a ideia com meus colegas e decidimos tocar o projeto”, afirma Christian Targino Silva, 32.
Para o professor Marlon Pacheco, que orientou os estudantes, o projeto possui potencial para o mercado, com viabilidade econômica para os consumidores, fornecedores e fabricantes. Com a classificação, os integrantes da equipe estão recebendo mentoria para melhorá-lo. “Ele foi desenvolvido para a área residencial e comercial, mas já está em planejamento a sua abrangência à área industrial”, revela o instrutor.
Critérios – Para apresentar as ideias desenvolvidas, os estudantes precisam, muitas vezes, buscar conhecimento em áreas novas para eles, como programação, legislação, cálculos e comunicação, por exemplo. Além disso, todos os projetos precisam apresentar um modelo de negócio, em que se mostre a sua viabilidade econômica e o mercado alvo do produto em que os alunos estão trabalhando.
A coordenadora do Núcleo de Inovação em Educação Profissional do SENAI Bahia, Fernanda Mikulski, explica que a instituição possui uma base curricular que vai além do conteúdo teórico, focando no desenvolvimento de competências e habilidades alinhadas ao perfil profissional exigido pelo mercado. “Aqui, os estudantes aprendem do conceito à prática e são incentivados a desenvolverem soluções criativas e negócios transformadores para o mercado e para a indústria. A participação dos nossos alunos em desafios como esse, fomenta a cultura de inovação e transformação digital, além de valorizar talentos e conectar nossos alunos às tendências do mercado”, afirma.
Veja aqui: Funcionamento do Protótipo (youtube.com)
Gerência de Comunicação Integrada
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