Vestígios da cultura indígena é encontrado na zona rural de Jaguarari
Na manhã desta quarta-feira (29/05), uma expedição liderada pela arqueóloga Cristiana Santana, professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) localizaram um possível objeto de origem indígena no povoado de Catuni da Grota, zona rural de Jaguarari, norte da Bahia.
A equipe chegou até o local, uma estrada vicinal, após informações de moradores da região. Segundo Cristiana, depois da escavação na área, uma peça em cerâmica foi localizada com pinturas semelhante a cultura indígena Tupi Guarani com características de um assador de mandioca, alimento muito cultivado pelo grupo. A arqueóloga, explica que apenas um estudo aprofundado vai confirmar com exatidão o objeto e o tempo que ali estava enterrado. Ela ainda informou que a visita comunicada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) trata-se de um salvamento emergencial, devido ao local em que se encontrava o objeto, numa estrada de grande fluxo de veículos que poderia ocasionar na destruição da peça.
O material seguiu para o Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UNEB de Senhor do Bonfim, onde será feita a remontagem do objeto e a coleta de mais informações. Um relatório sobre o achado irá ser confeccionado e enviado ao IPHAN com uma solicitação de pesquisa para a região, mais precisamente em Jaguarari e Senhor do Bonfim.
Durante a localização da peça, estiveram acompanhado os trabalhos, o professor e ambientalista Juracy Marques, moradores da comunidade e uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente.
Fonte: Portal Jaguarari
Fotos: Jair Paulo/Portal Jaguarari
Nenhum comentário