Ministro Rui Costa anuncia início das atividades do IFBA em Jaguaquara e Campo Formoso na Bahia
A cidade de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, e Campo Formoso, no centro Norte do estado, terão campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em funcionamento a partir de 2024. A portaria do Ministério da Educação que autoriza o início das atividades foi publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União (Nº 2.166) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou da cerimônia, em Jaguaquara (Bahia), que entre outras entregas, anunciou a novidade à população.
“Vamos inaugurar e colocar em funcionamento, nos próximos anos, 100 unidades dos Institutos Federais de Educação no Brasil. Aqui na Bahia, em Jaguaquara e Campo Formoso, duas unidades estavam prontas, mas sem funcionamento. O Ifba passa a funcionar em 2024! Saiu hoje a publicação!”, disse o ministro Rui Costa ao chegar à cidade.
O funcionamento das duas novas unidades do IFBA beneficiará a população de cerca de 80 municípios com ações de ensino, pesquisa, extensão, assessoria técnica e capacitação profissional que podem alcançar mais de 200 mil pessoas.
Antes da autorização do Ministério da Educação, as unidades estavam tipificadas como Centros de Referência da Instituição, o que restringia a oferta de cursos aos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e na modalidade EAD. De acordo com o reitor em exercício, Jancarlos Lapa, com a mudança, os campi Campo Formoso e Jaguaquara funcionarão seguindo a tipologia de 40 docentes e 26 servidores/as técnico-administrativos, com cargos e funções gratificadas correspondentes e com a projeção de atendimento a 800 estudantes.
Ascom Casa Civil e IFBA
Nenhum comentário