ANUNCIANTES

Contação de histórias sobre Maria Quitéria circula escolas de Jaguarari

Projeto da atriz Natália Agla leva história da Bahia para crianças

A história de Maria Quitéria de Jesus, militar baiana ícone da Independência da Bahia, foi contada para centenas de crianças de Jaguarari (BA). O projeto de contação de histórias ‘Meninas valentes, sim senhora!’ realizou uma temporada por escolas públicas do município, entre os dias 05 e 08 de dezembro.

Em cena, a atriz Natália Agla usa uma personagem fictícia, a criança Maria Cheia de Ideias, para contar de forma lúdica sobre as guerras pela independência do país e a importância das mulheres na história baiana. “Foi muito emocionante poder falar com crianças sobre a força das mulheres e levar a mensagem de que elas podem ser o que quiserem, a partir de uma história real e tão especial”, diz.

Foram oito apresentações, que contemplaram seis escolas e centenas de meninas e meninos. O encerramento, hoje (08), foi em duas escolas de distritos de Jaguarari, levando o projeto para comunidades que nunca tinham recebido uma circulação teatral.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Maria Ivete, Mayra da Silva Santos, acredita que projetos culturais nas escolas trazem frutos positivos para a vida dos alunos. “Eu acho essas ações fantásticas, porque enriquecem de uma forma mais dinâmica e concreta a aprendizagem, sai um pouco daquele método mais conteudista e traz o lúdico e acredito que torna-se mais significativo”.

A contação tem direção de Adriano Alves, a partir da dramaturgia de Laila Gama, e produção da Pipa Produções. A direção de arte é assinada pela artista visual Wechila Andrade e as músicas pela cantora Andrezza Santos. A produção executiva é de Nilzete Miranda com assistência de produção de Felipe Ferreira e apoio técnica de Uriel Bezerra.

Este projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa). A circulação contou com apoio institucional da Prefeitura de Jaguarari, através da Secretaria Municipal de Educação.



Por Adriano Alves

Fotos: Luiz Barbosa

Nenhum comentário

dsd