Representantes do IPHAN visitam Jaguarari para avaliarem potencialidades de requalificação e restauração das estações ferroviárias
Representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estiveram em Jaguarari para fazer o reconhecimento e levantamento técnico e cultural das edificações remanescentes do antigo tramo ferroviário que conecta a sede do Município às comunidades de Barrinha, Flamengo, Catuni e Juacema.
Os técnicos do IPHAN realizaram avaliações preliminares para identificar as potencialidades de requalificação e restauração das estações da sede, Barrinha e Flamengo e de reuso das antigas plataformas das estações de Catuni e Juacema, assim como a requalificação/restauração dos seus componentes, como reservatórios de água elevados, plataformas e trilhos no entorno.
Os dados coletados serão futuramente complementados com levantamentos históricos e topográficos das cinco estações, a serem executados pela Prefeitura de Jaguarari. Os levantamentos métricos e primários servirão ainda para embasar futuras proposições para projetos de arquitetura e restauração das estações.
“Para um adequado trabalho de requalificação desse riquíssimo patrimônio cultural e arquitetônico, é importantíssimo que se tenha a exata dimensão de seu potencial, seja no âmbito histórico e cultural, seja na capacidade de reuso das edificações, promovendo a geração de novos fluxos entre os distritos de Jaguarari e a região do entorno, podendo potencializar projetos turísticos e de geração de renda e emprego para toda a região, bem como promover a valorização da cultura sertaneja e sua história. A preservação da Memória Ferroviária, preponderante “cultura do povo de uma região”, deve ser entendida com suas especificidades, importância local e visão de rede cultural, carregando suas peculiaridades, preconceitos individualizados e coerentes com cada realidade”, traz o relatório que foi apresentado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Jaguarari.
Ascom Jaguarari – Governo Cuidando da Nossa Gente
Nenhum comentário