688 pessoas se inscreveram para realizar o Enem 2023 em Jaguarari; confira os números em outros municípios da região
Imagem ilustrativa |
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi realizado neste domingo (05/11). Em Jaguarari 688 pessoas se inscreveram para responder às questões de linguagens e ciências humanas, além da redação com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. As informações foram apuradas pelo Portal Jaguarari junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que não divulgou os números de ausentes no município.
O Inep divulgou ainda o número de inscritos em alguns municípios da região: Juazeiro (6.241); Senhor do Bonfim (3.427); Jacobina (2.894); Campo Formoso (1.505); Capim Grosso (1.144); Monte Santo (764); Curaçá (703); Pindobaçu (623); Cansanção (507) e Uauá (450).
Em Jaguarari, as provas foram aplicadas na antiga sede do CETEP na rua da Quadra e no antigo Colégio Estadual Walter Brandão, na rua das Flores. O transporte para os estudantes da zona rural foi disponibilizado pela prefeitura de Jaguarari, através da Secretaria de Educação.
Por volta das 21h55 deste domingo o Inep apresentou o balanço da primeira etapa do Exame, com seguintes números a nível de Brasil: 71,9% dos 3,9 milhões de estudantes inscritos fizeram as provas com abstenção de 28,1%; 4.293 candidatos foram eliminados; 905 foram afetados por problemas logísticos, como falta de energia ou problema de saúde; 15 adultos foram presos; 5 celulares foram apreendidos e o estado do Amazonas lidera o percentual de abstenção com 44% de ausentes. Já a Bahia teve 324.284 mil inscritos, tendo 28,5% de ausentes.
O segundo dia de prova acontecerá no próximo domingo (12), quando os estudantes terão de resolver questões de ciências da natureza e matemática. O Inep esclareceu que o gabarito oficial, com o resultado das questões, será divulgado até 24 de novembro.
O Enem serve como ingresso para universidades e institutos públicos e privados. É realizado por estudantes ao término da educação básica. O Enem pode ser critério único ou complementar dos processos seletivos e também para acesso, por exemplo, ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni).
Nenhum comentário