Audiência pública discute criação de Área de Proteção Ambiental em Jaguarari
A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta terça-feira (05), uma audiência pública na Câmara de Vereadores para debater a criação da Área de Proteção Ambiental das Nascentes de Jaguarari.
A APA surge como uma proposta necessária, pois as serras de Jaguarari são consideradas ninho de muitas nascentes de importantes rios localizados em uma região do semiárido que sofre com grande escassez hídrica. O que se observou, ao longo da realização do mapeamento das nascentes de Jaguarari, é que dezenas delas vêm morrendo, perdendo sua vitalidade, decorrente, principalmente, dos desmatamentos e da perfuração excessiva de poços artesianos.
Além de ser estratégico para o ecossistema local, diversas dessas nascentes abastecem os Rios Itapicuru e Rio São Francisco, estando localizadas em uma zona de interflúvio de bacias hidrográficas. Desse modo, a região é considerada privilegiada pela grande oferta hídrica, não podendo ser abandonada.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente José Roberto Siqueira, foi no contexto da proteção das nascentes, rios, cachoeiras, dos ecossistemas e a vida de milhares de pessoas que dependem desses sistemas naturais vivos, que surgiu a urgência da APA. “A proposta da primeira unidade de proteção de Jaguarari inclui um cinturão que envolve os povoados de Juacema, Vazinha, Serra dos Morgados, Covão, Betes e Catuni e o processo de criação da APA passa pela discussão junto à população dos meios e mecanismos de conservação que serão aplicados”, detalhou ainda o secretário.
Compuseram a mesa de discursão da audiência pública os vereadores: João Paulo Soares, Franco Melo, Budé e Zé Galego, o procurador Adjunto, Mário Prisco, o professor da Uneb e membro do Movimento Salve as Serras, Juracy Marques, o doutor em Geografia, Ícaro Maia, a presidente da Associação de Mulheres de Serra dos Morgados, Edna Maria, Paulo Brito, representando o Sindimina, além de representantes do Conselho de Meio Ambiente de Jaguarari, da Brigada Jaguatirica e alunos da Coopej e do CETEP.
Ascom Jaguarari – Governo Cuidando da Nossa Gente
Nenhum comentário