Fórum de Jaguarari é reinaugurado pelo Tribunal de Justiça da Bahia e passa ofertar novos serviços para a população
O Tribunal de Justiça da Bahia reinaugurou o Fórum Desembargador Ruy Dias Trindade e inaugurou a Sala Passiva de Videoconferência para ampliação do Acesso ao Juízo 100% Digital, Sala de Depoimento Especial e inauguração do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) na comarca de Jaguarari. A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (14/07) e foi conduzida pelo presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco.
De acordo com o TJBA, a revitalização geral do prédio contou com serviços de revisão geral de cobertura; correção de fissuras e infiltração; e impermeabilização de calhas e rufos. Além da modernização de sanitários e da copa, com revisão hidrossanitária e substituição de revestimento; troca de louças e metais por modelos mais modernos e sustentáveis; e adequações para banheiro PCD. Além disso, Foram feitas adequações de acessibilidade, com instalação de piso tátil, reforma das rampas e revitalização de piso de alta resistência. No âmbito de segurança, foi feita a elevação do muro externo para instalação de concertina; iluminação externa com instalação de refletores; e reforma das portas, janelas e troca de fechaduras.
Novos serviços
Com a reforma foi instalada a Sala Passiva de Videoconferência do Acesso ao Juízo 100% Digital que consiste na atuação de um servidor, devidamente identificado, como facilitador para auxiliar na participação dos cidadãos em audiências exclusivamente por meio eletrônico e remoto, pela Internet. Já a Sala de Depoimento Especial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um local apropriado e acolhedor, com infraestrutura e espaço físico para escuta da criança ou do adolescente vítima ou testemunha de violência, garantindo a privacidade durante o procedimento.
O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) em parceria com a prefeitura de Jaguarari têm como objetivo, a realização das sessões pré-processuais e judiciais e audiências de conciliação e de mediação a cargo de conciliadores e mediadores, consequentemente desafogando o judiciário, bem como o atendimento e a orientação aos cidadãos. O espaço fica localizado ao lado do SAC, na Praça Lauro de Freitas (praça da feira).
Para o Diretor do Fórum de Jaguarari, Gilberto Ferreira da Silva, a reforma e a criação das salas ofertando novos serviços é um grande avanço para comunidade que precisa recorrer a justiça. "A criação desses espaços foram evoluções dentro do judiciário para facilitar o acesso da pessoa carente a justiça. Então essas três salas e essa reforma é um grande avanço para comunidade, todos envolvidos ganham com a oferta desses serviços, o objetivo do judiciário é o povo e estamos a postos pra colocar isso em funcionamento e atender a população", destacou.
Na oportunidade, além dos já mencionados, estiveram presentes o Juiz de direito em exercício da comarca de Jaguarari, Dr. Cícero Alisson Bezerra Barros, que está substituindo a Juíza de direito titular, Maria Luiza Nogueira Cavalcante Muritiba, que encontra-se de férias; o Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; o Prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento; o Presidente da Câmara, Vereador Franco Melo; o Subcomandante do 6⁰ Batalhão da PM, Major Alcides Alves; a Delegada de Polícia Civil, Dra. Magda Roberta; o Capitão PM José Crishwelber, comandante da 3ª Companhia; demais representantes do Executivo e Legislativo; servidores, colaboradores, operadores de direito e moradores de Jaguarari.
Fonte e fotos: Portal Jaguarari
CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS!
Nenhum comentário