Projeto da Corregedoria das Comarcas do Interior retira 10 mil processos físicos do Fórum de Jaguarari
Prossegue até a sexta-feira (31) em Santa Inês, a 310 quilômetros de Salvador, mais uma etapa do projeto que retira processos físicos, digitalizados ou não, e os arquivados, de fóruns das comarcas de entrâncias inicial e intermediária. A expectativa é de recolhimento de mais dez mil autos nesta nova edição.
É a quinta comarca contemplada pela iniciativa, promovida pela Corregedoria das Comarcas do Interior em parceria com a Diretoria de Primeiro Grau do TJBA, com o apoio do Unijud, a Coordenação de Gestão de Arquivos e a unidade de Transportes do TJBA.
A primeira comarca foi Lençóis, com nove mil processos recolhidos. Em seguida, Itajuípe, com 15 mil. O projeto também foi a Gandu, onde o serviço foi realizado exclusivamente pelos servidores locais. Foram retirados 2.150 autos. No último dia 17, foi a vez de servidores de Jaguarari, no norte do estado, comemorarem a retirada de 10,5 mil processos físicos do fórum local. Com a ação em Santa Inês, o projeto se aproxima da marca dos 50 mil processos. Todos são transportados para o Arquivo Central do Tribunal, situado nas dependências da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA).
O objetivo é recolher os processos, preservando o acervo e a gestão da informação, além de possibilitar a prestação de novos serviços oferecidos pelo tribunal. “Ganhamos espaço para instalar a nossa sala passiva”, festejou a juíza de Jaguarari, Maria Luiza Cavalcanti, se referindo ao local reservado para a realização de atos processuais por meio de videoconferência.
Há outras vantagens. “Teremos também agora sala para escuta especializada de crianças e adolescentes em situação de violência”, disse Robério Xisto, escrivão das Varas Cível e Criminal da comarca.
As atividades em Jaguarari começaram na segunda-feira (13) com a conferência dos números dos processos no sistema eletrônico. A equipe contou com a ajuda de parte de servidores. Outro grupo trabalhava de forma remota, devido às reformas no fórum.
A equipe da corregedoria foi composta pelos servidores Jaime Gomes, Oswaldo Peres e Gesiel Lino, e pela servidora Christiane Gomes.
Fonte: Corregedoria das Comarcas do Interior da Bahia
Nenhum comentário