Matrícula para contemplados no sorteio eletrônico da Educação Profissional e Tecnológica começa nesta quinta-feira (26)
Foto: Feijão Almeida/SECBA |
Começa nesta quinta-feira (26), e prossegue na sexta (27), a matrícula dirigida aos estudantes contemplados no sorteio eletrônico da Educação Profissional e Tecnológica, realizado pela da Secretaria da Educação do Estado (SEC), no último dia 16 de janeiro, para 15.365 vagas de cursos técnicos de nível médio. A oferta se refere à modalidade Subsequente ao Ensino Médio, no período letivo 2023.1, ou seja, é voltada para quem já concluiu o Ensino Médio na rede pública estadual e deseja uma formação profissional.
Para efetuar a matrícula, os contemplados devem comparecer aos Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) ou ao Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), ou ainda à unidade compartilhada para os quais se inscreveram, no horário de funcionamento das respectivas secretarias. Os estudantes deverão levar os seguintes documentos: via original do histórico escolar; vias originais e cópias legíveis da Carteira de Identidade (RG) ou da Certidão de Registro Civil; do Cadastro de Pessoal Física (CPF), de comprovante de residência e da carteira de vacinação atualizada. As aulas serão iniciadas no dia 6 de fevereiro.
As vagas são para os CEEP e CETEP e unidades compartilhadas localizados na capital e em mais 93 municípios da Bahia. Ao todo, são 40 cursos de 13 eixos tecnológicos e a oferta ocorre de acordo com as demandas socioeconômicas e ambientais dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Dentre os cursos oferecidos estão os de Administração, Análises Clínicas, Enfermagem, Edificações, Agroecologia, Agropecuária, Instrumento Musical, Informática, Gastronomia, Segurança do Trabalho, Serviços Jurídicos, Mineração, Manutenção e Suporte em Informática, Nutrição e Dietética, Logística, Panificação, Produção de Áudio e Vídeo, Dança e Teatro.
Expansão da EPT - O governo do Estado democratizou e está interiorizando, cada vez mais, a oferta da Educação Profissional e Tecnológica em diferentes modalidades. Em 2015, foram realizadas 71.696 matrículas de cursos técnicos de nível médio em 121 municípios. Em 2022, o número alcançou 123.720 matrículas de cursos técnicos de nível médio em 242 municípios, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. A expansão da EPT colocou a rede estadual de ensino da Bahia no patamar de segunda maior na oferta de cursos técnicos de nível médio do país, perdendo apenas para a rede de São Paulo.
Ascom SEC-BA
Nenhum comentário