ANUNCIANTES

Jaguarari: 1ª Feira Agrocultural de Serra dos Morgados foi realizada sexta-feira (20)


Nesta sexta-feira (20/01), foi realizado em Serra dos Morgados, povoado de Jaguarari, a 1ª Feira Agrocultural da comunidade, que contou com diversas atividades e marcou a inauguração do projeto de Sustentabilidade Hídrica para o Semiárido, através do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF.

O evento iniciou às 5h da manhã com uma alvorada, logo mais as 8h aconteceu a abertura da feira, com exposição e vendas de artesanato, alimentos, produtos da Agricultura Familiar e, destaque para o café da Serra dos Morgados, produzido no povoado. Na sequência foi inaugurado o projeto de Sustentabilidade Hídrica para o Semiárido, através do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF em parceria com Associação de Mulheres de Serra dos Morgados e Associação do Desenvolvimento Comunitário de Serra dos Morgados, com a execução pela CJL Construtora Joamar LTDA e apoio técnico da Agência Peixe Vivo.

De acordo com a presidente da Associação de Mulheres, Edna Maria, o projeto consiste na construção de uma cisterna com capacidade de 52 mil litros de água, que irá beneficiar principalmente os produtores de café da localidade, além disso foi inaugurado o viveiro, onde servirá para plantar mudas de árvores frutíferas e ornamentais, que serão utilizadas para reflorestamento e posteriormente abastecer a comunidade local e o mercado regional através das parcerias. "Esse evento de hoje é uma vitória da comunidade, porque foi a partir da falta de água, ou seja dos lençóis freáticos baixando sua vazão, que buscamos esse projeto de revitalização", destacou Edna.

Ainda segundo Edna Maria, a iniciativa do projeto partiu do professor e ambientalista jaguarariense, Juracy Marques. "A iniciativa começou lá com o professor Juracy Marques, que é ambientalista, ele é morador de Jaguarari, agora é morador daqui (Serra dos Morgados), quando ele chegou sentamos, colocamos as necessidades que a comunidade estava tendo com relação a água, as fontes secando, as nascentes secando, e a partir daí começamos a busca, encontramos esse projeto, fizemos toda inscrição, toda a documentação da Associação de Mulheres, buscamos as parcerias, com o comitê da Bacia do São Francisco e nós conseguimos e, estamos aqui hoje já na inauguração".

Seguindo a programação após as falas das autoridades, aconteceu a apresentação do Reizado e Banda de Pífano, cultura da comunidade. Em seguida shows musicais com Pedro Júnior e para finalizar Sidney Diniz.

Participaram do evento, o prefeito Antônio Nascimento, os secretários de Agricultura e Recursos Hídricos, Ailson Souza, de Cultura, Fátima Melo e do Meio Ambiente, José Roberto, além do Agente de Desenvolvimento da região do Banco do Nordeste, agência de Senhor do Bonfim e Campo Formoso, Sr. Robério que esteve dando suporte e orientação aos comerciantes locais. Representantes das associações, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Agência Peixe Vivo, Codevasf, secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de Jaguarari, Senar, que apoiam o projeto. A sociedade civil organizada compareceu em peso e também se fez presente a Polícia Militar da 3ª CIA, através do seu comandante, o Capitão Crishwelber e os vereadores Franco Melo e João Paulo.

Portal Jaguarari


CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO!

Nenhum comentário