Artigo: O que faz um web designer?
Uma das profissões mais promissoras da atualidade é sem dúvidas a de Web Designer. Esses profissionais se tornaram bastante requisitados pelo mercado, uma vez que são responsáveis por desempenhar tarefas de grande utilidade para a indústria, comércio e prestação de serviços no mercado digital. Mas você conhece o que faz um Web Designer? Qual salário médio pago para profissionais dessa área? O que é necessário para se tornar um?
Inúmeras questões acabam surgindo quando se fala de uma profissão relativamente nova, como no caso dos Web Designers. Antes de mais nada, é importante frisar que esses profissionais atuam em diversas áreas de uma empresa, especificamente no ambiente digital. Sendo assim, a maioria dos processos das áreas que envolvem a internet passam pelos Web Designers.
Para responder os referidos questionamentos, nós criamos o
texto abaixo. Nele, você confere algumas das principais características desses
profissionais, de modo a entender o seu trabalho, salário e até mesmo a
formação necessária. Portanto, continue acompanhando esse texto e saiba mais.
O que faz um Web Designer?
Como dito anteriormente, os web designers são profissionais que atuam em diversos segmentos de uma empresa no âmbito digital. Sendo assim, é sua atribuição criar páginas em sites da Internet. Isso significa dizer que o web designer é responsável pela parte estética do projeto do site, assim como toda sua estrutura funcional.
Sendo assim, os web designers precisam se preocupar com aparência do site e ao mesmo tempo com as suas funcionalidades, ajustando-as para melhorar a navegabilidade e incrementá-las para facilitar a interação que os usuários terão com a página. Tudo isso no intuito de fazer com que o processo de utilização da página se torne mais simples para os internautas.
Em outras palavras, podemos dizer que é responsabilidade do web designer fazer com que o site se torne mais simples de se utilizar, criando um design atrativo, capaz de despertar o interesse das pessoas que o visitam. Esse profissional também atua na criacao de artes para redes sociais, projetos de sistemas, blogs e sites, além de aplicativos para telefones celulares, banners e muito mais. É por isso que se trata de um profissional multifuncional.
Com isso, algumas pessoas acabam confundindo o trabalho
feito por um web design com trabalho feito por um programador ou um
desenvolvedor web. No caso dos últimos, o seu trabalho é focado na programação
dos sites, enquanto o web designer é focado na produção de posts para redes sociais e sites/blogs, além
de outras artes visuais, que despertam o interesse do público e os mantém na
página.
Como um Web Designer atua?
O mercado de trabalho para profissionais que atuam como web designer se mostrou extremamente promissor e cheio de oportunidades de crescimento, principalmente para quem deseja trabalhar exclusivamente na internet. Tudo isso se dá graças aos avanços experimentados pela tecnologia. Nesse caso, o web designer irá trabalhar no desenvolvimento das peças digitais e na criação de sites. Graças ao aquecimento que o mercado está passando, esses profissionais contam com uma alta taxa de empregabilidade.
Como qualquer profissional de qualidade, os web designers precisam se manter atualizados de forma constante, no intuito de alcançar o progresso necessário para o crescimento. Sendo assim, precisam encontrar modelos digitais de carregamento inteligente, design minimalista, design responsivo, alternações entre os modos claro e escuro, entre diversas outras tarefas e habilidades que necessitam ser desenvolvidas por esses profissionais.
Tudo isso tem como única finalidade fazer com que as páginas
de uma empresa na internet se tornem muito mais atrativas, respondendo a
qualquer demanda dos clientes e despertando interesse pelo conteúdo presente
nelas. Isso porque, como sabemos, é necessário que, além de conteúdo de
qualidade, o site seja responsivo, eficaz e com tema atraente.
Como esse profissional trabalha?
Os profissionais que trabalham com web designer podem escolher entre trabalhar como freelancer, autônomo ou até mesmo se tornar um funcionário de uma determinada empresa. Logo, ele tem total liberdade para escolher a melhor forma de trabalho, de acordo com as suas possibilidades. Geralmente, as empresas contratam esse tipo de profissional para trabalharem atualizando o seu site, prestando assistência técnica necessária e criando peças digitais.
Além do mais, o web designer também pode trabalhar com
empresas que desenvolvem sites, como é o caso das agências de marketing e
comunicação. Já os profissionais freelancers podem escolher os projetos que
desejam atuar.
Vale a pena ser um Web Designer?
O Web designer é um profissional bastante requisitado pelas empresas. De acordo com levantamentos, existem mais de 12.000 vagas de emprego disponíveis para quem quer atuar nessa área. Além do mais, o salário médio desses profissionais é de R$3192.
As contratações de tais profissionais também estão em ritmo
crescente. Para se ter uma ideia, em 2017, cerca de 8 mil Web Designers foram
contratados por empresas de todos os segmentos. Já em 2018, o número de
contratações passou para 10 mil. Em 2019, esse número subiu para 12 mil
profissionais. No ano de 2020, pulou para 14 mil e, em 2022, esse número já
chega a pelo menos 20 mil profissionais contratados até o fim do primeiro
semestre.
Como se tornar um Web Designer?
Se você se interessou e quer aprender como se tornar um web designer, saiba que antes de tudo, se você deseja trabalhar com construção de sites, é necessário ter conhecimentos em disciplinas como tipografia, teoria das cores, arquitetura de informação, semiótica, linguagens de programação, entre outras.
Além do mais, profissionais que atuam nessa área necessitam de conhecimentos na utilização de programas de edição de imagens, codificadores e formatação de texto, como é o caso: Corew Draw, Ilustrator, Firework e Photoshop.
Para obter esses conhecimentos, o interessado pode fazer um curso na área, seja ele livre, técnico ou superior. A especialização do web designer depende da sua formação, portanto, ele pode escolher aquela com a qual se identifica mais. É necessário ter algumas habilidades, como ser criativo, gostar de tecnologia e arte, ser uma pessoa que gosta de resolver problemas e ter empatia.
Sendo assim, se você possui todas essas características, bem como tem interesse em se tornar um web designer, basta procurar uma instituição de ensino superior ou adquirir os cursos disponíveis na internet.
Artigo escrito pelo especialista em link building Álvaro Lordêlo
Nenhum comentário