ANUNCIANTES

Fiéis celebram Dia de Nossa Senhora Aparecida em Jaguarari


Fiéis católicos se reuniram na noite desta quarta-feira, 12 de outubro o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, mãe de Cristo e padroeira do Brasil. Em Jaguarari, no Santuário dedicado à Santa, na Rua do Açude ficou pequeno para a grande quantidade de pessoas, então a Missa foi realizada na Praça de Convivência, os fiéis puderam se reunir para celebrar e renovar a fé.

As comemorações iniciaram-se às 19h com uma procissão passando pela Rua do Açude com destino a Praça de Convivência para a realização da Missa Solene que foi presidida pelo Padre Antony Murigi, a celebração foi acompanhada de centenas de pessoas. No local também havia uma feira chique com saborosas comidas.

História

A história da padroeira do Brasil começa na segunda quinzena de outubro de 1717, época em que Aparecida fazia parte de Guaratinguetá. O povo da cidade planejava uma festa em homenagem a Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar, que estava de passagem pela região a caminho de Vila Rica - atual cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Por conta da festa, diversos pescadores foram ao rio Paraíba do Sul procurar peixes para serem oferecidos ao nobre. Foi o caso de João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, todos devotos da Virgem Maria. Sem apanhar nada e quase desistindo da pesca, eles lançaram a rede e, ao puxarem, descobriram o corpo de uma imagem sacra, sem cabeça. Lançaram a rede novamente e, desta vez, pescaram a cabeça da santa. Segundo os relatos, a estátua teria ficado tão pesada que os pescadores não conseguiram movê-la no barco. E, desde que a imagem foi para o barco, eles pescaram inúmeros peixes, algo que foi considerado milagroso. (Uol)

Portal Jaguarari






















Nenhum comentário