Aprovados no Sisu alegam que por erro do sistema da UNIVASF foram eliminados do processo de pré-matrícula
Foto: Reprodução/Instagram.com/eliminadossemjustacausa.univasf
Aprovados
no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para vaga regular
na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) alegam que
foram prejudicados pelo sistema da universidade e que por isso foram eliminados
do processo de matrícula da instituição.
O estudante Márcio Lopes,
20 anos, foi aprovado no Sisu para uma vaga no curso de medicina veterinária na
(UNIVASF), mas foi eliminado no processo de pré-matrícula da instituição.
Segundo Márcio, ao contestar a eliminação foi informado, via e-mail, que não
havia finalizado todo o processo de pré-matrícula. Ele refutou a informação e
disse ter concluído todas as etapas do processo. “Eu tenho print do
questionário finalizado, tenho print dizendo que eu
declarei interesse pela vaga e tenho print dizendo que todos
os itens do questionário foram preenchidos”, argumentou o estudante.
Problemas no sistema
De acordo com
Karolina Carvalho, 19 anos, que também foi prejudicada, desde o primeiro dia de
inscrição que o sistema da (UNIVASF) apresentava problemas. “Eles tiveram que
fazer um monte de mudanças no site, só que os problemas continuaram. Teve gente
que finalizou o questionário todinho, manifestou interesse na vaga e mesmo
assim eles estão dizendo que a gente não fez nada disso”, afirma.
Em
nota, UNIVASF diz que não se responsabiliza pelo não recebimento de documentos
pelo sistema. Aprovados vão processar a universidade
Em nota enviada à
redação do Blog Waldiney Passos, a Universidade Federal do Vale do São
Francisco (UNIVASF) admitiu que houve um problema técnico durante o primeiro
dia de pré-matrícula, mas afirma que a falha foi resolvida em horas.
Ainda de acordo
instituição de ensino, “a universidade não se responsabiliza pelo não
recebimento de documentos ou pela não manifestação de interesse na vaga por
meio do Sistema Sase por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de
comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros
fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados”, disse.
E os aprovados?
Aprovado na chamada
regular do Sisu para o curso de Medicina Veterinária, Márcio Lopes, de 20 anos,
procurou assistência da Defensoria Pública da União (DPU) e demonstrou
frustração com o posicionamento da nota emitida pela UNIVASF. “Foi um ano
estudado, foi um ano complicado e perder dessa maneira é muito triste. Mas eu
vou insistir até onde der. E se não der, aí eu vou ter que estudar de novo”,
lamenta.
Confira a nota na íntegra!
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Comissão Gestora
do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais da
Univasf 2021 (CG-PS-ICG 2021) vem a público esclarecer a todos os candidatos
aprovados na Chamada Regular do Sisu 1º/2021 que cumpriu as normas
procedimentais estabelecidas no EDITAL Nº 05, DE 05 DE ABRIL DE 2021, da
Pró-reitoria de Ensino (Proen), de modo que publicou a Portaria nº 02/2021/CG
PS-ICG, de 30 de abril de 2021, contendo o Resultado Parcial da Pré-matrícula
da Chamada Regular do Sisu 1º/2021, em conformidade com o disposto nos itens
8.1, 8.2 e 8.2.4 do referido Edital.
É importante
esclarecer, também, que o Sistema de Avaliação Socioeconômica (Sase), por meio
do qual os procedimentos de PRÉ-MATRÍCULA ONLINE foram realizados, apresentou
problema de apresentação de dados na tela e visando não confundir nenhum
candidato, tiramos do ar apenas na manhã do primeiro dia de pré-matrícula, a
saber, 20/04/2021. O problema foi prontamente resolvido, em questão de
horas, pela equipe de Tecnologia da Informação da Univasf, sendo o sistema
restabelecido às 13h46, conforme nota publicada pela Assessoria de Comunicação
no Portal da Univasf e também divulgada na página de acompanhamento do Processo
Seletivo (https://portais.univasf.edu.br/estudante/ingresso-discente).
A Comissão Gestora em todo momento atuou com transparência e responsabilidade,
informando quando o sistema ficou indisponível e quando retornou.
Após resolução do
problema, o sistema Sase funcionou de maneira regular durante todo o processo
de pré-matrícula, não havendo nenhuma falha técnica ou anormalidade que
comprometesse a operacionalização dos devidos procedimentos para realização da
PRÉ-MATRÍCULA ONLINE (item 8.2 do Edital em epígrafe). Destacamos que o sistema
possui medidas de segurança que armazenam todos os passos realizados pelos
usuários, inclusive, o da finalização do questionário, gerando protocolo de
finalização, com data e hora, o qual é mostrado na tela ao final do
procedimento e enviado ao e-mail do candidato. Reiteramos que todos os
procedimentos realizados pelos usuários no sistema ficam armazenados no banco
de dados, podendo ser acessado para averiguação, caso necessário. Além disso, o
Edital supramencionado é claro quando expressa em seu item 8.2.3 que a
Univasf não se responsabiliza pelo não recebimento de documentos ou pela
não manifestação de interesse na vaga por meio do Sistema Sase por motivos de
ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das
linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que
impossibilitem a transferência de dados.
Lembramos ainda que,
de acordo com o item 13.2 do Edital, é de responsabilidade exclusiva do
candidato a observância dos procedimentos e prazos estabelecidos nas normas que
regulamentam o Sistema Sisu, bem como a verificação dos documentos exigidos
para a pré-matrícula e os respectivos horários, datas, meios para atendimento e
procedimentos pela instituição. Ademais, a inscrição do candidato nos processos
seletivos do Sistema Sisu para concorrer à vaga na Univasf, implica o conhecimento
e concordância expressa das normas e condições estabelecidas na Portaria
Normativa nº 21/2012 do MEC, no Edital nº 05/2021 da Proen/Univasf e nas demais
normas e editais publicados por esta instituição e pelo MEC, bem como nas
informações constantes do Termo de Adesão ao Sisu 1º/2021 da Univasf, sobre as
quais não poderá alegar desconhecimento.
A Comissão Gestora do PS-ICG 2021 permanece disponível para atendimento aos candidatos através do e-mail ingressodiscente@univasf.edu.br.
Aprovados no Sisu rebatem nota da UNIVASF e exigem
matrícula na instituição
Ao tomarem
conhecimento da nota encaminhada pela Univasf, um grupo de estudantes aprovados
no (Sisu) que alegam terem sido prejudicados por falhas no sistema de
pré-matrícula da universidade rebatem os argumentos utilizados na nota e exigem
o ingresso deles na instituição.
Segundo a nota
encaminhada pelos aprovados à redação do Blog Waldiney Passos, os problemas de
instabilidade no Sistema de Avaliação Socioeconômica (SASE) permanecem,
inclusive com os alunos que estão na lista de espera para ocupar as vagas
remanescentes. “Temos também o conhecimento de que alunos da lista de espera,
que estão no atual momento preenchendo as suas fichas de inscrição, estão
relatando problemas com as inscrições, formulários que não aparecem, dados que
não conseguem finalizar, da mesma forma que alguns estudantes da chamada
regular”, afirmam.
Confira nota na íntegra:
Os alunos da causa
“Eliminados Sem Justa Causa”, continuam ainda sem uma resposta da Comissão
Gestora do PS-ICG. No trecho:” a Univasf não se responsabiliza pelo não
recebimento de documentos ou pela não manifestação de interesse na vaga por
meio do Sistema Sase por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de
comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros
fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.”
A Univasf afirma não
se responsabilizar pelos problemas que os estudantes (mais de 30 pessoas ao que
se tem conhecimento) tiveram com o processo de inscrição da sua universidade,
mais conhecido como S.A.S.E. Temos também o conhecimento de que alunos da lista
de espera, que estão no atual momento preenchendo as suas fichas de inscrição,
estão relatando problemas com as inscrições, formulários que não aparecem, dados
que não conseguem finalizar, da mesma forma que alguns estudantes da chamada
regular. Todos nós sabemos da falha no sistema S.A.S.E e também vemos o
descompromisso da Universidade do Vale do São Francisco – UNIVASF, com os
atuais ingressantes. Foram mais de 40% dos aprovados na chamada regular
eliminados por não finalizar. Uma parte por ter finalizado e o site não ter
aceitado e outra parte por não ter conseguido finalizar por conta da
instabilidade do site.
Os problemas de
queda do sistema persistiram desde o dia 20 e ao longo da semana, e no dia
último dia 23 antes do prazo legal exposto no edital, as 23:35 ficou fora do
ar.
Exigimos da
universidade, que a matrícula desses estudantes seja feita o quanto antes, e
que essas injustiças sejam resolvidas. Não queremos mais da universidade
desculpas e acusações de que não fizemos todo o processo, ou que fomos
descuidados. Queremos uma solução! A matrícula devia ser a coisa mais simples
do processo, depois de toda dor de cabeça com os processos anteriores. Os estudantes
já passaram por todo o processo seletivo até a matrícula na universidade, e
estão apenas correndo atrás dos seus direitos e da sua vaga na faculdade.
“A Comissão Gestora
do PS-ICG 2021 permanece disponível para atendimento aos candidatos através do
e-mail ingressodiscente@univasf.edu.br.”
Está mesmo? Só
recebemos mensagens automáticas, e para recebermos esse pronunciamento, foi
necessário que jornalistas entrassem em contato. Isso já está passando do
limite da falta de respeito e humilhação.
Na última
quarta-feira (05/05/21), por volta das 09:15, os ingressantes estavam ligando
para o prédio da reitoria, chamava uma vez, e logo após, a ligação era
desligada! Na primeira tentativa, chamou 3 vezes, e foi desligada, nas
tentativas seguintes, chamou uma vez e depois foi desligada.
É essa a
disponibilidade de vocês UNIVASF?
Tomem conhecimento
da nossa causa:
Instagram: @eliminadossemjustacausaunivasf
O Blog do Waldiney
Passos encaminhou a nota dos estudantes para a assessoria de imprensa da
UNIVASF, mas até o fechamento desta reportagem não tivemos
resposta.
Fonte: Blog do Waldiney Passos
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