Prefeitura de Jaguarari decreta ponto facultativo durante o carnaval e abre brechas para aglomerações em plena pandemia no município
Foto: Reprodução/Diário oficial do município de Jaguarari |
No mesmo estabelece que o ponto facultativo não é aplicado aos setores e serviços considerados essenciais que não possam ser paralisados ou interrompidos.
O decreto de Jaguarari vai de encontro com a decisão do governador do estado Rui Costa (PT), que anunciou juntamente com a prefeitura de Salvador que não haverá ponto facultativo nas datas em que seria comemorado o carnaval deste ano. segundo o governo da Bahia, em 2021, os órgãos entenderam que não há motivo para decretar ponto facultativo nos dias, por causa da pandemia e cancelamento da festa em fevereiro.
Além do estado da Bahia, a maioria das capitais e municípios do Brasil cancelaram os pontos facultativos e feriado de carnaval, e o funcionamento das prefeituras e comércio será normal.
O governo informou que com essa decisão, o poder público pretende desestimular a ocorrência de qualquer evento que possa gerar aglomeração e influenciar no aumento do número de vítimas da Covid-19, porém em Jaguarari o decreto que dispõe de ponto facultativo, abre brechas para realização de festas, consequentemente aglomerações, haja vista que não há uma fiscalização dura em relação ao assunto e, a policia militar não consegue cobrir o município por completo, no intuito de coibir os eventos, que estão ocorrendo principalmente na zona rural.
De acordo com a própria prefeitura de Jaguarari, desde o inicio da pandemia 1.246 casos confirmados de covid-19, e mesmo com alto numero de recuperados que chega a 1.223, 19 pessoas perderam suas vidas em virtude do vírus.
Todos sabemos que o trabalhador merece descanso ou mesmo se confraternizar com seus familiares e amigos, mas o momento não permite descuido, e a preservação da vida é muito mais importante, e já tivemos exemplos de grandes aglomerações como nas eleições 2020 e festas de natal e réveillon que ocasionaram no aumento de casos e mortes por covid-19 no Brasil.
Portal Jaguarari
Nenhum comentário