ANUNCIANTES

Bope participa de eventos preparatórios para as Olimpíadas 2016‏


Policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) participaram neste mês de março de eventos preparatórios os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016.

O comandante da Companhia Antibombas do Bope, capitão Érico de Carvalho, fez um estágio de descontaminação de população em massa que objetivou treinar as capacidades brasileiras na área de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).

A capacitação, que ocorreu entre os dias 7 e 11 de março na Escola de Instrução Especializada do Exército Brasileiro (ESIE), no Rio de Janeiro (RJ), foi resultado de uma parceria do Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro, com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América (EUA), responsável por ministrar as aulas teóricas e as simulações práticas.
Capitão Érico, que já participou de instrução nos EUA sobre armas de destruição de massa, avaliou enriquecedora a experiência do estágio que envolveu diversos órgãos de defesa social do Brasil. “Na simulação, que durou duas horas, identificamos o agente químico liberado por um drone e adotamos os procedimentos necessários para a descontaminação. O diferencial foi aprender a doutrina americana, por terem know how em lidar com agentes químicos”, destacou.

Já o capitão Luiz Henrique, que integra a Coordenação de Planejamento Operacional do Bope, esteve em Goiânia (GO) no período de 7 a 9 de março na primeira reunião de planejamento para a simulação de ocorrências que necessitem da intervenção na área de Operações Especiais, com expectativa de ocorrer em abril.

"Participei como chefe da equipe tática do exercício interagências em 2014 e somou bastante o intercâmbio de doutrinas e interação com tropas de Operações Especiais que atuam no Brasil. Protocolos de enfrentamento ao terrorismo, planejamento e simulações serão o foco nesta preparação para os Jogos Olímpicos 2016", revelou.

O encontro reuniu representantes das Forças Especiais da Marinha, Exército e Aeronáutica, bem como as tropas de Operações Especiais dos Órgãos de Segurança Pública dos estados das cidades-sede.

DCS/PMBA

Nenhum comentário