ANUNCIANTES

Agroindústria e laticínio são destaques em Várzea Nova‏

O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Wilson Dias, participou, nesta quinta-feira (25), da assembleia da Cooperativa de Produção Agropecuária de Jiló (Coopag), na zona rural de Várzea Nova, município localizado no Território de Identidade Piemonte da Diamantina. O evento, que também celebrou o aniversário de 12 anos da entidade, completados no mês de janeiro, contou ainda com a presença do diretor de inspeção de produtos de origem agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Willadesmon Santos da Silva.

Durante o evento, foi realizada uma visita à indústria de suco e polpas de frutas, Bahiafrut, da Coopag, na sede do município e ao Laticínio Coopag, que produz bebida láctea, iogurte e manteiga, localizado no povoado de Giló. As duas unidades geram 56 empregos diretos e fornecem produtos para 29 prefeituras, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O diretor presidente da CAR, Wilson Dias, que parabenizou a Coopag pela entrega das sobras do faturamento aos seus cooperados e salientou que das centenas de cooperativas que a CAR trabalha, poucas conseguem esse resultado, afirmou que a Coopag é um exemplo de organização comunitária, energia empreendedora e política pública, que deve ser multiplicada em outras regiões do estado. Dias apresentou algumas ações da CAR, entre elas as executadas pelos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido e se comprometeu com a aquisição do pasteurizador para a cooperativa e propôs ainda uma parceria com a cooperativa, já que a comunidade não será uma das atendidas pelo Pró-Semiárido. "Vocês contratam um técnico para prestar assistência técnica à entidade, que fará um plano de investimentos a partir das demandas da comunidade, viabilizando a continuidade do seu desenvolvimento".

O diretor presidente da CAR lembrou ainda da sua trajetória como técnico do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e do envolvimento, há anos atrás, no programa de erradicação do trabalho infantil, dando origem ao projeto Prosperar, que contribuiu, em Várzea Nova, para o despertar das comunidades, para que elas começassem a se organizar. Dias falou ainda da necessidade de se criar a Parceria Público Privada para a Agricultura Familiar (PPPAF), para que pessoas empreendedoras possam dinamizar as ações da cooperativas. Ele destacou ainda que atualmente, o poder público vem desenvolvendo ações integradas com outras políticas públicas, a exemplo do acesso aos programas como o Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf) e da política do governo estadual de regularização fundiária, pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).

De acordo com o vice-presidente e gerente comercial da Coopag, Fred Jordão de Souza, a expectativa da cooperativa é que o governo conhecesse a experiência dessa entidade, que já é bem sucedida e exemplo para outros empreendimentos semelhantes. Para Souza, a Coopag é uma prova de que se pode acreditar na agricultura familiar. "Esperamos ampliar a atuação da Coopag com a aquisição de equipamentos para a produção de queijos, através da CAR". A fabricação de queijos vai ampliar também o número de empregos e gerar renda para as famílias da região envolvidas em toda a cadeia produtiva, desde a produção, transporte, industrialização, até o armazenamento e distribuição.

Para o diretor de inspeção de produtos de origem agropecuária da ADAB, Willadesmon Santos da Silva, a partir do exemplo da Coopag, é possível sim realizar sonhos com a agricultura familiar. O diretor da ADAB destacou que a criação da SDR foi um acerto do governo estadual. "Nós temos uma integração das ações com a SDR e CAR, porque entendemos que o sistema de defesa agropecuária envolve todos os produtores, pequenos e grandes e nós temos a responsabilidade de zelar pela qualidade dos produtos e pela saúde de quem consome, por isso agradecemos a oportunidade de estar aqui".

A cooperativa, que possui 98 cooperados e também realiza parceria com escolas, para fortalecer a permanência de jovens na zona rural do município, foi beneficiada, há cerca de dois anos, com a entrega de um tanque resfriador, com capacidade de dois mil litros, do Governo do Estado, por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF). A entidade conta com a parceria da Cooperativa de Produção Agropecuária de lagoa de Dentro e Serra (Coopal), do município de Miguel Calmon, que fornece frutas como o maracujá, para o processamento da indústria de frutas em Várzea Nova.

Em 2012, com a orientação técnica da ADAB e a certificação de inspeção sanitária, começou a ampliar a produção. E, em 2015, a cooperativa alcançou um faturamento R$ 4,3 milhões em vendas para o PNAE, gerando uma sobra de R$ 98 mil.

Estavam presentes técnicos da SDR, do Bahia Produtiva, Pró-Semiárido e Bahiater, representantes de cooperativas dos municípios de Umburana e Miguel Calmon, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, das Câmaras de Vereadores de municípios da região e do Banco do Nordeste.



Karoline Meira

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR
Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR

Nenhum comentário