ANUNCIANTES

NASF E PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA ALERTA SOBRE O USO DE ANABOLIZANTES.‏


A Prefeitura de Jaguarari, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceria com o Programa de Saúde na Escola (PSE), realizou, na última semana, uma palestra para alertar sobre os riscos do uso indiscriminado de anabolizantes.

Muitas pessoas fazem uso dessas drogas para melhorar o desempenho nos esportes, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura do corpo. Os atletas eram os principais usuários dos anabolizantes, entretanto, o uso vem se espalhando também por não atletas. Os homens ainda representam a maior parcela de usuários, mas esse uso vem crescendo também entre as mulheres e adolescentes.

“O uso de anabolizantes de forma indiscriminada, com objetivos estéticos, pode gerar efeitos colaterais fatais, pois esses hormônios sobrecarregam o fígado e desequilibram o organismo de forma grave”, explicou a enfermeira Rosa Peixinho, Coordenadora do Programa de Saúde na Escola.
De acordo com o farmacêutico Welton Pereira, os anabolizantes são medicamentos indicados para tratamentos específicos, supervisionados e prescritos somente por médicos, por um período de tempo predeterminado. “O ganho de massa muscular adequado precisa estar associado a uma alimentação balanceada, recomendada por nutricionistas, exercícios devidamente acompanhados por educadores físicos, e nunca por uso de substâncias que fazem mal à saúde”, disse.

O uso de anabolizantes sem prescrição médica traz diversas consequências, como problemas cardiovasculares, impotência, atrofia testicular, falta de libido, acne, elevação do colesterol, aumento da pressão arterial e perda óssea. Alguns produtos são derivados de hormônios masculinos e podem causar “masculinização” de mulheres, como mudança da voz, queda de cabelos e interrupção da menstruação.

Durante a palestra, estiveram presentes a Secretária de Saúde, Izabela Priscilla, a Coordenadora do NASF, Talita Galvão, a professora Karina Tavares, coordenadora do grupo “Geração Teen”, alunos das escolas Branca de Neve, João Ferreira Matos, Luís Viana Filho e CETEP, vereadores Neném do Catuni, Val do Jacunã e a vereadora Clenilda Ananias, autora da Lei Municipal Nº 897/2014, que dispõe sobre a afixação de cartazes que contenham informações de alerta sobre as consequências do uso de anabolizantes nas academias de ginástica, clubes e estabelecimentos similares no município de Jaguarari.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari 
Governo “Minha Terra, Meu Futuro”.

Nenhum comentário

dsd