ANUNCIANTES

Crea-BA participa do Dia Nacional em defesa do Velho Chico


Revitalização, disponibilidade hídrica e preservação de um dos principais rios do Brasil ganham destaque nesta quarta-feira, 03, em todo o país pela comemoração do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. A data será marcada por mobilizações e uma série de atividades em toda a extensão da bacia do rio, alertando a sociedade para a importância deste patrimônio natural. A ação é promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e conta com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), que há doze anos participa das Fiscalizações Preventivas Integradas (FPI) para proteção do rio.

Criada a partir de uma parceria entre o Crea e o Ministério Público a Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco é composta atualmente por 21 entidades, já passou por mais de 115 municípios e visitou cerca de 2,5 mil empreendimentos. Ao longo deste tempo foram 35 edições, envolvendo 120 técnicos. Números que traduzem o apoio do Conselho em prol da defesa do rio e se tornaram história no livro “Velho Chico: a experiência da Fiscalização Preventiva Integrada na Bahia”, lançado em dezembro de 2014 na sede do Ministério Público da Bahia.

Sobre a campanha - pelo segundo ano consecutivo, o comitê da CBHSF realiza uma intensa campanha de mobilização nacional a fim de chamar atenção da sociedade para a necessidade de revitalização do rio São Francisco. Com o mote Vire carranca para defender o Velho Chico, estão programadas em diferentes localidades comitivas de barcos, exposições, debates e mobilizações envolvendo comunidades, pescadores, pesquisadores, estudantes e gestores públicos. A campanha pretende ainda dar destaque a discussões sobre a vazão ecológica, a disponibilidade hídrica e os usos múltiplos das águas. Mais informações sobre a campanha podem ser acessadas no endereço http://cbhsaofrancisco.org.br/virecarranca/ 

100% Brasileiro - com uma extensão de 2.700 quilômetros, o São Francisco é o maior rio que nasce e deságua no nosso país. Sua bacia integra o Nordeste e Sudeste, ligando sete estados e abrangendo mais de 500 municípios. Presente na vida de 15 milhões de pessoas, suas águas são a principal fonte de abastecimento da região semi-árida e ocupam um papel importante na vida de uma população que carinhosamente o apelidou de Velho Chico.

(Texto Fernando Barros) 
Ascom Crea-BA

Nenhum comentário