ANUNCIANTES

Tempo frio aumenta incidência de alergias respiratórias; limpeza apropriada pode ser a solução

Imagem ilustrativa
Nessa época do ano, com o tempo mais seco e frio, é comum que crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas fiquem mais suscetíveis às doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas transmitidas pelo ar. Entre as causas está o fato de as pessoas ficarem cada vez mais próximas e em ambientes fechados, e muitas vezes sem a limpeza adequada.

O clima frio pode causar a queda da defesa do organismo, dessa forma o corpo fica mais suscetível à entrada de vírus e bactérias, por isso a necessidade de manter o ambiente de casa e do trabalho livre desses microrganismos que causam infecções virais e bacterianas.

As pessoas passam grande parte do tempo no trabalho, local que muitas vezes não receba a limpeza apropriada e o funcionário não se dá conta que o ambiente pode estar sendo o causador de proliferação de doenças e alergias.

Para esses locais a tecnologia de limpeza JAN-PRO pode ajudar no combate de ácaros e até do vírus H1N1.

Necessidade da Limpeza Profissional 

A limpeza do ambiente, para realmente ser efetiva, precisa de tempos em tempos ser feita por uma equipe de profissionais, com equipamentos de sucção poderosos, com filtros HEPA, capazes de reter minúsculas partículas que os aspiradores convencionais não conseguem, e produtos químicos desinfetantes apropriados. Não existe um método caseiro que elimine completamente os ácaros. A limpeza convencional não diminui a presença dos ácaros, não os elimina completamente.

Somente uma empresa de limpeza profissional possui aparelhos e técnicas de desinfecção capazes de eliminá-los quase 100%. Nós da Franquia de Empresa de Limpeza Jan-Pro, por exemplo, desenvolvemos e trouxemos para o Brasil um processo inovador e exclusivo de limpeza, o Enviroshield.

Este sistema de limpeza trata-se de um sistema único e exclusivo de alta tecnologia em pulverização com desinfecção 99,5% segura e sustentável através de cargas eletroestáticas, com ampla eficiência. Esse sistema desinfeta 99,5% de diversas superfícies, como cadeiras, cortinas, móveis e carpetes; capaz de matar muito mais que ácaros, como por exemplo o vírus H1N1. Além disso, oferece aplicação fácil e segura pelo executor do serviço, ou seja, é ideal para limpeza, higienização e desinfecção de diferentes ambientes.

Limpeza é coisa séria e tem como finalidade também controlar a disseminação de doenças, entre elas as respiratórias causadas pelos ácaros.

Dicas importantes: 

Os ácaros são os principais responsáveis por quadros de alergia respiratória, como rinite alérgica e asma, por exemplo, e alimentam-se de partículas resultantes da descamação de pele humana e de animais. Por dia, o homem perde cerca de 1g destes pedaços de pele. Os ácaros se encontram em colchões, mantas de lã, almofadas de penas, tapetes, alcatifas, sofás e bonecos de pelúcia, desenvolvendo-se em condições ótimas de umidade superior à média de 70% a 80% e de temperatura superior a 20 °C.

Abaixo, algumas atitudes que podem ser adotadas como medidas preventivas para a eliminação dos ácaros domiciliares:

· arejamento diário dos quartos;

· exposição ao ar e ao sol dos colchões, edredons e almofadas;

· lavagem frequente a 60 °C dos colchões, edredons e almofadas;

· aspiração regular dos colchões e tapetes com aspiradores munidos de filtros HEPA;

· tratamento de colchões e tapetes com acaricidas;

· utilização de coberturas antiácaros nos colchões, travesseiros, edredons e almofadas;

· uso de xampu anti-pulgas e tosa em animais domésticos;

· lavagem semanal dos bonecos de pelúcia;

· manutenção de uma atmosfera seca no interior das habitações (umidade relativa a 50 a 60 % e temperatura entre 18 e 20 °C);

Vale ressaltar que, o uso de ionizadores, de purificadores de ar e de ventilação mecânica não possuem eficácia. Em alguns casos, a imunoterapia específica ou dessensibilização (vacinas) é indicada aos doentes quando os sintomas clínicos não são controlados com a evicção e com o tratamento farmacológico dos sintomas.

Eduardo Lobo - Diretor Regional da Jan-Pro
Rodolfo Kobus - Diretor Regional da Jan-Pro

Lise Lobo
Jornalista DRT-4055 
Chefe de Produção na Rádio Educadora

Nenhum comentário