ANUNCIANTES

Lagoa Grande/PE: Prefeito empossa novo secretário de infraestrutura e meio ambiente‏


Nesta manhã (05), na secretaria de infraestrutura, o prefeito Dhoni Amorim, empossou o novo secretário da pasta. Trata-se do sr. Gleidson Castro, funcionário concursado em Lagoa Grande (fiscal de renda), com brilhante carreira nas áreas de gerenciamento, urbanismo, fiscalização e ainda traz em sua bagagem a experiência de atuação como responsável pela agência de meio ambiente da cidade de Petrolina-PE.

Gleidson Castro, assume a cadeira com boas expectativas solicitando o apoio de outras secretárias, órgãos do governo estadual e de toda a população. “Recebi o convite do prefeito Dhoni, aonde a gente vem com o intuito de dar uma melhorada na imagem cidade, trazer uma conscientização ambiental a população, cuidar da limpeza pública em todas as áreas. No próximo mês será o aniversário da cidade e nós já estamos fazendo um planejamento para a limpeza das principais vias e logradouros”. Enfatiza o secretário.

Em sua fala o prefeito agradeceu o total empenho do ex-secretário Milson César e lhe desejou sucessos e suas novas atividades empresariais e reafirmou “Nós sabemos da dificuldade da limpeza das ruas e de toda a infraestrutura urbana do nosso município, mas acredito que Gleydson com a experiência que teve em Petrolina como responsável pela agência de meio ambiente, e com o apoio do governo vai dar uma melhorada na nossa cidade. Mas precisamos da ajuda e da conscientização população para mantermos a cidade sempre limpa. ” Dhoni Amorim.

Participaram da solenidade além de todos os colaboradores da secretaria, o secretário de Planejamento, orçamento e gestão, Robson Amorim; o novo secretário de governo, Willames Bartolomeu, o diretor de cultura, Nailton Ramos além de equipe da agência municipal de meio ambiente - ADMA.



Associação de Barqueiros de Vermelhos ASTRANSFLUV elabora metas para 2015‏



A pedido do seu Reginaldo – Presidente da ASTRAFLU a Prefeitura de Lagoa Grande foi conhecer a organização de barqueiros que atuam no transporte de pessoas para Itamotinga de 06:00 ás 18:00 horas todos os dias. Essas pessoas que cruzam o Velho Chico vêm ao Distrito de Vermelhos ou até Lagoa Grande buscar o que não encontram em seu Distrito, que pertence ao Estado Baiano.

Vendo a desorganização do fluxo de barqueiros e confusões no ponto de espera, que há quatro anos Associação conhecida como ASTRAFLU vêm tentando padronizar e organizar esse esquema, pois, esse é o único meio de atravessar o rio e chegar a Vermelhos e de lá para outros locais. São 13 barqueiros atualmente levando em cada viagem aproximadamente seis pessoas e a travessia custa em média R$ 5.00 por pessoa. Esses encontros mensais que culminaram na criação da Associação, agora pretende com a ajuda do Prefeito, implementar outras ações.

Algumas demandas foram discutidas nessa parceria, por exemplo, a Associação não possui uma sede própria, o local de espera tanto do lado de Vermelhos como do lado de Itamotinga não possuem um mínimo de conforto para as pessoas, pois, elas às vezes precisam esperar um determinado tempo para a saída do próximo barco.

Não há cais ou sinalização para as pessoas chegarem até o ponto e nem os barcos possuem uma identificação algo que os diferencie, de uma embarcação comum, isso é ruim como relata o barqueiro Venilson Santana conhecido carinhosamente como “Seu Pirão”. “As pessoas às vezes ficam esperando muito tempo com crianças, idosos sem um local apropriado, outros não conhecem os barqueiros e desistem da viagem e outros às vezes ficam temerosos porque não confiam nas embarcações”. Lamenta.

Devido a essas demandas que a Prefeitura de Lagoa Grande foi conhecer e vivenciar essa rotina, pois o local mesmo sendo privilegiado pelas belezas naturais servindo de cenário para gravações da minissérie da Rede Globo “Amores Roubados”, é pouco explorado turisticamente. A orientação a priori foi tentar juntar todas as embarcações que estejam nesse perímetro para que a ASTRAFLU ganhe força, logo em será agendada uma reunião com o novo secretário de infraestrutura, Gleidson Casto e o Prefeito para que juntos possam discutirem possibilidades de impulsionar o turismo no local e gerar uma maior renda para os barqueiros que vivem desse trabalho há muitos anos.

Essas atitudes podem gerar maior visibilidade ao local e atrair investidores, pois no local não tem um restaurante, um ponto que proporcione um dia de lazer e diversão e sabemos que a famosa Ilha do Rodeadouro em Petrolina começou dessa maneira e hoje é um dos pontos turísticos mais frequentados daquela cidade.

Texto: Núcleo de Comunicações, Relações Institucionais e Ouvidoria da Prefeitura de Lagoa Grande.

Nenhum comentário