ANUNCIANTES

Jaguaquara completa 94 anos como grande produtor rural


Os 94 anos de emancipação política e administrativa do município de Jaguaquara no último dia 18 de maio, desmembrando seu território do município de Areia, que existia àquela época, conforme Lei Estadual 1.472, foram lembrados pelo deputado Euclides Fernandes (PDT) ao apresentar uma Moção de Congratulações na Assembleia Legislativa.

Pesquisando sobre a história do município o deputado encontrou algumas coincidências com outros municípios baianos e nordestinos, que surgiram em fazendas que serviam como ponto de descanso dos tropeiros e viajantes. Onde está a cidade de Jaguaquara existia a Fazenda Toca da Onça, de propriedade do casal Guilherme Martins do Eirado e Silva e Luzia de Souza e Silva que ali chegou em 1896.

Na sede da fazenda, havia três casas: a casa da sede, residência do casal, posteriormente doada às Franciscanas Imaculatinas e, hoje, Colégio Luzia Silva, uma casa de negócios com depósitos, dependências de empregados e rancharia para viajantes, que foi demolida para dar lugar à Praça J.J. Seabra e, uma casa de farinha que foi reformada e transformada em residência em 1921 e, posteriormente, adquirida pelo então Prefeito Municipal, Dr. Menandro Minahim, político que chegou a ser vice-governador da Bahia. Infelizmente, por falta de sentimentos históricos a propriedade foi vendida pelos herdeiros a um empresário local, que a demoliu.

NOS DIAS DE HOJE 

Prosseguindo com sua justificativa o deputado assinala que o “município sofreu uma mudança radical na sua economia a partir de 1950 quando 41 famílias de imigrantes de diversas regiões da Itália chegaram ao município para se estabelecer em lotes doados pelo governo estadual. A partir dai foram introduzidas novas tecnologias no processo de cultivo de horti granjeiros, além do aproveitamento de sementes de vários produtos desconhecidos da região, inclusive a uva e o trigo. Com o sucesso dessas 41 famílias chegaram ao município imigrantes oriundos do Japão, Portugal, Peru e Espanha que lá se estabeleceram e ampliaram o cultivo.'

Hoje o município de Jaguaquara, situado na região Sudoeste da Bahia, dividido entre as microrregiões de Jequié e Vale do Jiquiricá, destaca-se no contexto agrícola pela produção de abacate (5º produtor). limão (4º produtor), tomate, batata, maracujá, pimentão e chuchu, sendo o segundo maior produtor de hortigranjeiros na Bahia. Economicamente, destacam-se ainda os seus rebanhos bovino, equino, asinino e muar.

Industrialmente, é o 55º município na posição geral, com mais de 110 indústrias e cerca de 1260 estabelecimentos comerciais. Há ainda grande esperança no segmento da mineração com a instalação da Mineradora Anglo-Australiana Rio Tinto, que começará a explorar Bauxita nas terras de Jaguaquara. O município se estende por 928,2 km² e conta com mais de 55 mil habitantes. Vizinho dos municípios de Itaquara, Lafaiete Coutinho e Itiruçu Jaguaquara se situa a 38 km a Norte-Leste de Jequié. Com um clima bastante ameno por estar situado a 670 metros de altitude.

Gab. Dep. Euclides Fernandes 
Assessoria de Comunicação 
Jornalista Renato Ferreira

Nenhum comentário