ANUNCIANTES

Comissão de Agricultura debate na Assembleia propostas para sustentabilidade da cadeia do leite‏


O deputado Eduardo Salles defendeu três propostas no encontro com representantes da cadeia produtiva do leite na sessão da Comissão de Agricultura e Política Rural da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) desta terça-feira (7).

O debate com a cadeia produtiva foi indicado à Comissão de Agricultura pelo deputado Eduardo Salles para discutir os problemas de redução do preço, a falta de laticínios para escoar a produção, invasão do produto de outros estados e aperfeiçoar a compra do leite por meio de instituições públicas para distribuição no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

O parlamentar explicou que é necessário reativar a CCLB (Cooperativa Central de Laticínios da Bahia), em Feira de Santana, para permitir o beneficiamento de leite dos pequenos e médios agricultores.

A CCLB é uma das três unidades na Bahia que processa leite em pó. “É fundamental recuperarmos esse ponto. Existe a estrutura lá e temos que aproveitar”, disse.

Eduardo Salles defendeu que os parlamentares da Comissão de Agricultura e representantes da cadeia produtiva do leite, aliados à bancada de deputados federais, viagem a Brasília para garantir recursos à estocagem, fundamental principalmente na época de entressafra.

Ainda na capital federal, Eduardo Salles pretende marcar encontro com os ministros do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Agrário, Tereza Campello e Patrus Ananias, respectivamente, para tentar aumentar de R$ 8 mil anuais o valor máximo permitido para cada agricultor familiar vender seus produtos por meio do PAA.

Na segunda-feira (13), a partir das 15h, representantes da Comissão de Agricultura e da cadeia produtiva participam de reunião com o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis.

SUGESTÕES

No encontro foi sugerido também revisão em algumas políticas fiscais, reativação da CCLB, trabalhar a câmara setorial, apoio ao incremento do consumo de derivados de lácteos produzidos na Bahia e estímulo e capacitação à produção de reserva alimentar animal.

DADOS 

A Bahia possui, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2013, 118 mil propriedades que produzem leite, com 60% deste total de pequenos agricultores.

Ainda segundo os dados apresentados na sessão desta terça-feira, apenas 6% dos produtores retiram mais de 100 litros de leite diariamente.

O Estado tem um déficit de produção de leite médio de 33%, mas esse número pode chegar a 50% no período de entressafra.

ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles

Nenhum comentário