ANUNCIANTES

Jaguarari: Iniciativa da Ai.Bi Brasil ganha o Prêmio Criança 2014

A noite foi de muita comemoração para a Ai.Bi. Brasil – Associação Amigos da Criança. A iniciativa que atua em cidades baianas é uma das vencedoras do Prêmio Criança promovido pela Fundação Abrinq – Save the Children com o projeto ‘Desabrigamento e Reintegração Familiar Ai. Bi. Brasil’.

O projeto compartilha a missão de cuidar e acompanhar crianças e jovens em situação de abandono. Desenvolve o trabalho de suprir as carências do sistema de proteção à infância e auxilia instituições públicas na garantia dos direitos da primeira infância.

O Desabrigamento e Reintegração Familiar é realizado nas cidades de Jaguarari, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Itabuna, com ações que possibilitam às crianças de 0 a 6 anos, em situação de abandono, o reconhecimento de sua própria identidade e da situação em que vivem, por meio de atividades educativas, terapêuticas e oficinas de arte.

A iniciativa em parceria com prefeituras municipais, conselhos tutelares, Ministério Público e Varas da Infância desenvolve o projeto em instituições de acolhimento, centros de assistência, ruas e com famílias.

O Prêmio Criança 2014 conta com o patrocínio da Novelis do Brasil, por meio de incentivo, via Lei Rouanet – Ministério da Cultura. Em sua 20ª edição, a premiação reconhece boas práticas voltadas a crianças de 0 a 6 anos, gestantes, parturientes e puérperas, desenvolvidas por empresas e organizações sociais no Brasil. Ao todo, já foram premiados 76 projetos (computados os 4 vencedores da edição de 2014) nesses 25 anos de história.

A iniciativa “Desabrigamento e reintegração familiar – Ai. Bi. Brasil” 

O Projeto realiza atividades educativas, terapêuticas e oficinas de arte para o desenvolvimento da expressão, formação de ideias e construção de valores. Propõe um trabalho integrado de serviços psicossociais com objetivo da elaboração de um plano de intervenção individualizado e colocá-lo em prática. Trabalham com a arte-educação, o estímulo à participação social e comunitária, uma vez que as crianças acolhidas têm dificuldade de se relacionar com outros grupos.

Abaixo, a lista completa das instituições que ganharam o Prêmio Criança 2014

Jaguarari, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Itabuna (BA) 

- Ai. Bi. Brasil – Associação Amigos das Crianças

Iniciativa: Desabrigamento e reintegração familiar – Ai. Bi. Brasil

Itumbiara, Jataí e Rio Verde (GO) 

- Instituto CORES

Iniciativa: Pipo e Fifi – Prevenção de violência sexual contra a infância

São Paulo (SP) - ACTC

– Casa do Coração

Iniciativa: Qualidade de Vida das Nossas Crianças

Maringá (PR)

- Associação Indigenista ASSINDI Maringá

Iniciativa: Centro Social Infantil Indígena Mitangue Nhiri

O Prêmio Criança 

Este ano, foram inscritas 310 iniciativas de várias regiões do Brasil. Após cinco etapas de seleção, e análise do Comitê Técnico formado por especialistas das áreas de educação, saúde e proteção, foram definidos dez finalistas e, na análise final pela Comissão Julgadora, foram selecionadas as iniciativas vencedoras, reconhecidas como boas práticas, que se evidenciam por contribuir com a Primeira Infância e servirem de exemplo para outros projetos em território nacional.

A opção pela Primeira Infância vem do fato de que esta é uma fase decisiva para o desenvolvimento da criança, quando cuidados e estímulos adequados podem fazer toda a diferença.

Sobre a Fundação Abrinq

Criada em 1990, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

Desde 2010 é representante da Save the Children no Brasil e com esta parceria foi capaz de potencializar sua ação na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. A organização possui escritórios em São Paulo (SP), Recife (PE) e Petrolina (PE) e os seus programas estão organizados em quatro eixos: educação, emergência, proteção e saúde.

Fábrica de Palavras – Comunicação

Nenhum comentário