ANUNCIANTES

UNEB: trabalhos do PPGESA são reconhecidos em evento nacional e internacional‏

Professores e Alunos do PPGESA/UNEB participam de Seminário Internacional na Argentina

Acontece entre os dias 12 a 14 de novembro de 2014, em Buenos Aires, Argentina, sob convocação da OEI – Organização dos Estados Iberoamericanos, o Congresso Ibero-americano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, sendo um espaço privilegiado para aprofundar a discussão acerca da incorporação das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) em cada uma das interfaces educativas, representando também, um espaço de diálogo acadêmico sobre o avanço das Metas Educativas 2021. O evento reúne mais de 3600 (três mil e seiscentos) pesquisadores de mais de 37 países ibero-americanos.

O Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA estará sendo representado com a apresentação de comunicação científica oral, pelos professores Dr. Josemar da Silva Martins, Professora Drª. Edonilce da Rocha Barros e pela Mestranda Rosiane Rocha de Oliveira Sena, que apresentará trabalho em coautoria com o seu orientando Professor Dr. Edmerson dos Santos Reis.

Os trabalhos que estarão sendo socializados no Encontro Internacional são:

1- Título: Pesquisa‐ação: uma estratégia de transição agroecológica para a sustentabilidade das unidades de produção familiar no semiárido baiano. Autores – Josemar da Silva Martins e Edonilce da Rocha Barros

2- Título: El uso de juegos en el contexto de la Educación para la Sostenibilidad del Semiárido Brasileño. Autores – Rosiane Rocha de Oliveira Sena e Edmerson dos Santos Reis.

A participação do PPGESA em evento tão importante como este é uma oportunidade de socializar as pesquisas que vêm sendo efetivadas pelo programa e ao mesmo tempo, conhecer os trabalhos dos participantes dos 36 países envolvidos, além de se constituir em um espaço de internacionalização do Programa, bem como de possibilitar o intercâmbio de experiências e possíveis colaborações multilaterais entre as instituições diversas presentes no evento (universidades, centros de pesquisa, organizações governamentais, não governamentais, instituições de fomentadoras da pesquisa e financiadoras entre outros).


Acontece entre os dias 11 a 14 em Fortaleza – CE, o XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 

Diante dos desafios que os profissionais da educação vivenciam no contexto atual, o XVII ENDIPE se coloca como espaço de diálogo, que se propõe a direcionar o olhar para o trabalho docente na relação com o cotidiano das suas práticas, junto aos alunos e ao coletivo institucional, às políticas de educação e à sociedade em que estão inseridos.

Compreender as teias e nexos que se fazem entre os diferentes interesses desse percurso, talvez seja o maior desafio a ser enfrentado na reflexão que se impõe na caminhada dos educadores. Em torno do tema A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade trazemos perguntas, interpretações, avaliações e novas preocupações com o os processos do ensinar e do aprender, na esperança de que nossos estudos e práticas pedagógicas nos instiguem a continuar juntos, nessa caminhada de trabalhadores da profissão magistério.

O evento é um dos mais renomados na área de didática e prática de ensino. Neste evento, o DCH-III/UNEB tem participação com a apresentação de trabalho e coordenação de uma mesa temática que tem à frente os professores Dr. Edmerson dos Santos Reis, Mestre Edilane Carvalho Teles, Mestre Francisco Cleiton Alves, Drª. Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Mestre Adelson Dias de Oliveira (UNIVASF) e Mestre Vanderléa Andrade Pereira (UNIVASF), que apresentam o trabalho intitulado “REFLEXÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTEXTUALIZADA: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID NA BAHIA”.

Informações adicionais procurar: Edmerson dos Santos Reis Prof. do Departamento de Ciências Humanas - DCH-III Universidade do Estado da Bahia - UNEB Coordenador do Programa de Pós-graduação Multidisciplinar - Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido - PPGESA

Ascom UNEB

Nenhum comentário