ANUNCIANTES

1ª FEIRA DE IDEIAS INOVADORAS DO CETEP EM JAGUARARI


Na manhã desta sexta-feira (14/11) alunos dos cursos de Administração, Agropecuária e Enfermagem, do CETEP (Centro Territorial de Educação profissional Norte do Itapicuru) em Jaguarari participaram da 1ª Feira de Ideias Inovadoras, sobre os olhares atentos dos professores Antônio Messias, Isaias Silva, Karina Tavares, Debora e Flávia, os estudantes apresentaram seus trabalhos com muita empolgação e com o desejo de coletar mais sabedoria.

Os trabalhos apresentados visam à valorização da pesquisa, do trabalho em grupo, da criatividade e do processo de criação de artefatos e experimentos que possam ser úteis não apenas na preservação do meio ambiente, mas também na educação, saúde, agricultura, pecuária e lazer.

Alerta sobre Bebidas alcoólicas, vaidade exagerada e sexualidade na adolescência 

Jovens da Geração Teen do curso de Administração apresentaram o trabalho sobre bebidas alcoólicas, vaidade excessiva e sexualidade na adolescência, para Marcos Araújo Oliveira líder do grupo cada um escolhe seu caminhão e posteriormente arcar com as consequências de seus atos e ainda mandou uma mensagem para os jovens jaguararienses.

“A gente crê que tudo na vida depende das nossas escolhas, a gente tem que aceitar aquilo que a gente escolhe e arcar com as consequências, muitas vezes os jovens entrar em maus caminhos por falta de informação, mais a partir do momento que você tem informação você pode utiliza-la e é mérito seu o que você vai fazer com ela, entre o bem e o mal é você que deve escolher”. Concluiu Marcos

Higiene de Lanches em comércios de Jaguarari

O trabalho dos jovens do curso de Administração destacou um tema muito importante que a higiene em lanchonetes em nosso município, na questão de alimentos ali comercializados sendo expostos de maneira irregular sem proteção e que pode causar futuramente doenças.

“Alguns alimentos que a gente encontra nos trailers e lanchonetes da nossa cidade, muito assim expostos, abertos, causo alguma mosca chegar e sentar, bactérias e o funcionário sem luva, sem toca, sem avental correndo risco as mãos dela de ser contaminadas ou um pelo cair no seu lanche e isso não pode, por que pode causar dor de cabeça, mal estar diarreia e infecções” explicou a estudante de Administração Daiana Araújo.


Adubação de Alta qualidade

Os jovens do curso do 3º ano de Agropecuária apresentaram uma forma de adubo diferente que consiste em por fezes do coelho para a plantação.

“Nosso projeto adubação de alta qualidade nos pensamos, vamos fazer uma adubação melhor, pegamos as fezes do coelho colocamos no canteiro, palhada seja de milho ou de feijão e restos orgânicos depois desse processo pronto vamos colocar uma lona, essa lona vai permanecer por três meses depois de três meses vamos retirar a lona e fazer a reviragem e quando a gente revirar não estará na antiga forma, já vai ta bem concentrado e escuro e aí a adubação vai estar pronta, vamos colocar novamente a lona depois de colocarmos a lona vamos passar para o outro processo, o plantio” disse uma estudante.


Solidariedade - Projeto de jovens entregam brinquedos a crianças 

Ainda no curso de agropecuária do 2º ano as estudantes Ellen Cristina e Lilian apresentaram um projeto solidário das turmas de 2º e 3º ano do curso acima citado solicitado pelo Professor Isaias, em que os estudantes arrecadaram e também compraram totalizando 148 brinquedos que foram distribuídos no povoado de Lagedo do Flamengo, povoado de Catuaba e na Rua do Matadouro, sede do município durante o dia das Crianças.

“Para mim foi importante foi ver o sorriso das crianças carentes das famílias carentes também que nos agradeceram muito e a gente fica muito feliz e satisfeito” disse Ellen.


Armazenamento de grãos com o “Líquen”

Em outro grupo do 3º ano de Agropecuária uma forma inovadora de armazenar milho e feijão através do “Líquen” que são encontrados em locais frios em rochas ou arvores, além desses serem bem resistentes que são formados por fungos e plantas ou fungos e cianobactérias, as estudantes lembram que o projeto ainda está em fase de experimentos, e que estão sendo estudados para ver se o “Líquen” pode reter o ar evitando a entrada de bactérias que formam os gorgulhos.

“Ele (Projeto) é importante pra gente por que além de ter sido uma ideia inovadora que a gente criou, ele também é de baixo custo, pois a gente armazenou em garrafa pet que é a forma mais comum de se armazenar e também o líquen que também pode ser encontrado mais fácil de que algum produto que o povo colocam para armazenar estes grãos” disse.









Desorganização das Feiras Livres no Município

Nesta apresentação jovens do 1º ano de Administração construíram uma maquete representando uma feira livre, os estudantes explicaram que a falta de organização no comercio pode afetar a todos.

“O que a gente enfatizou aqui foi sobre as feiras livres, a gente falou mais sobre a desorganização, por quê? Santa Rosa é tudo desorganizado, Gameleira e aqui também (Jaguarari), se a gente tivesse os produtos organizados por eles mesmos, por exemplo: frutas em um espaço, verduras em outro, roupas, DVDs em outro lugar ficara mais organizado e outro problema aqui em Jaguarari quando chega no sábado entope aquela rua de barracas, então não consegue trafegar carros e se o comerciante acabar sua mercadoria para ele não consegue repor esta mercadoria para continuar vendendo e tem que fechar sua barraca e ir embora” disse o jovem.


Organização de Distribuidoras de Bebidas em Jaguarari 

Em mais um projeto do curso de Administração do 1º ano os estudantes apresentaram uma forma de organizar em especial as distribuidoras de Bebidas do município que na maioria das vezes os seus respectivos donos não capacitam os funcionários no que diz a organização de bebidas e no atendimento, segundo os estudantes.

O Professor Antônio Messias parabenizou o esforço dos alunos e destacou os projetos de algumas turmas que inovaram nos trabalhos apresentados e citou o verdadeiro objetivo do evento.

“O objetivo principal destes trabalhos é justamente mostrar todas aquelas ideias e de certa forma a produção dos alunos ao longo das disciplinas, pesquisa e intervenção então de certa forma em todas as áreas dos cursos tanto administração, contabilidade, enfermagem, Mineração, agropecuária, analise clinicas os alunos estão em contato com diversas problemáticas seja na escola, ou seja, no dia a dia, então a partir dessas conclusões, dessas observações que eles fazem eles acabam que a necessidade de resolver o problema e então não adianta você criticar se você não apresenta uma proposta de solução”. Disse o Professor.

Por João Carvalho / Portal Jaguarari.com


Apresentação Geração Teen (Foto: João Carvalho / Portal Jaguarari)

Apresentação sobre Higiene dos lanches (Foto: João Carvalho / Portal Jaguarari)

7 comentários:

  1. Parabéns, aos nossos querido alunos! Muito contente com nossos resultados. Parabéns aos nossos queridos professores: Antonio Messias, Karina Tavares de Freitas. Concluímos aqui, mais uma etapa de nossas vidas. Socializamos o que foi ensinado, o que foi aprendido, mas, maior que isso são nossos resultados, nossas vitórias. Parabéns ao alunos do Cursos Técnicos: Agropecuária, Administração e Enfermagem.

    Carinhosamente:
    Professor. Isaias Silva

    ResponderExcluir
  2. parabéns para todos esses jovens maravilhosos!!!!
    JAGUARARI precisa de mais gente assim, com ideias criativas e atitudes concretas :)

    ResponderExcluir
  3. Olha nos!! Parabéns queridos alunos, parabéns professores queridos, parabéns família CETEP-PNI. Viu!! deu certo! Gostaria de citar aqui um nome de muito importância durante nosso projeto, minha amiga de sempre Rosemery Bonfim, Antonio Messias Dias Conceicao, Isabel Freire, Vanuza Santos da Silva, Diretora Edineusa Ferreira, Katia Cajuhy, Luciana Maria, Arlene Gonçalves, Vanessa Gonçalves, Alex Do Nascimento Silva e as demais lojas de Jaguarari que abriram suas portas para nos receber. Obrigado também aos demais professores pelo incentivo. Sendo assim, gratos por todos. meus queridos alunos 2º e 3º de Agropecuária, sem vocês não teria sido possível! Abreijos!!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ter acesso para examinar melhor objetivo deste trabalho, porque segundo a reportagem afirma que bactérias formam “Gorgulhos”. Como assim? Gorgulho é um inseto da (Ordem Coleóptera).
    Por que os alunos estão querendo reter o ar com a utilização de Líquen?
    A garrafa pet, por si só, já possui a função de isolamento comprovado. Foi desenvolvida para isso!
    Segundo alguns estudos pela comunidade científica, a garrafa pet pode ser utilizada como armazenamento artesanal de sementes, pois ela possui a as características e as propriedades ideias para um bom acondicionamento. As garrafas pets podem reter a entrada de oxigênio diminuindo a respiração da futura deterioração que é um processo inexorável. E também, possui a características de impedir a entrada de pragas, o que as tornam formidável para o armazenamento temporário de alguns espécimes de sementes.
    Qual é a espécie de líquen que esta sendo estudado? Alguns trabalhos estão sendo desenvolvido com a espécie Cladonia substellata Vainio, seu extrato esta sendo utilizado como bioinseticida natural para (Coleópteros). Talvez seja este o estudo! Alguém sabe me dizer onde encontro este trabalho?

    ResponderExcluir
  5. amei a apresentação da "Geração Teen"!!!
    a caracterização do grupo ficou muito legal, representaram bem os estilos diversos dos adolescentes.

    ResponderExcluir
  6. Nossa adorei gente....
    Muitas saudades...
    Jacq, Ruth, Miriam Souza, Luana, Lunara... Bjoos...

    ResponderExcluir