ANUNCIANTES

Prêmio Telefônica Vivo de Jornalismo Universitário reúne profissionais de destaque no júri‏

O Prêmio Telefônica Vivo de Jornalismo Universitário está na fase de julgamento dos trabalhos. O júri que escolherá os vencedores desta terceira edição do prêmio no Brasil é formado por alguns dos mais destacados jornalistas da Bahia, do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. São eles: Giácomo Mancini, Heyder Mustafá, Iracema Chequer, Linda Bezerra, Wladmir Pinheiro, Eugênio Esber, Ricardo Kadão Chaves, Telmo Flor, Patrícia Knebel, Laura Medina,Benny Cohen, Liliane Corrêa, Ana Paula Pedrosa, Kátia Mássimo, Luiz Fernando Rocha e Nélio Rodrigues.
A iniciativa, que estreou no país em 2012, é realizada desde 2005 em outros nove países da América Latina onde a Telefônica atua, tem como objetivo reconhecer talentos e incentivar os futuros jornalistas no exercício da profissão.
Comissão Julgadora
Giácomo Mancini - gaúcho, trabalhou em Fortaleza como repórter nacional antes de vir para a Bahia, há mais de dez anos. Foi por muitos anos repórter de rede e hoje gerencia o jornalismo da Rede Bahia. Tem uma coluna semanal de gastronomia no Correio.
Heyder Mustafá - Graduado em Jornalismo e Produção Cultural pela Universidade Federal da Bahia, estudou Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Chile e atualmente cursa Direito na UFBA. Trabalhou com produção de rádio no Chile, foi assessor de imprensa de órgãos públicos, repórter e editor na Band News FM Salvador. Atualmente é apresentador e editor na CBN Salvador.
Iracema Chequer - ex-odontóloga, fotojornalista e mãe de Clara. Iniciou o curso de Jornalismo em 2002, e em 2003 começou a trabalhar como repórter na Rádio Educadora, IRDEB. No Jornal A Tarde, onde trabalha hoje como Editora de Fotografia, coordena uma equipe com doze profissionais e já esteve à frente de grandes coberturas fotográficas. Faz trabalhos freelancers individuais e para veículos reconhecidos nacionalmante, além de ter ministrado aulas sobre Fotografia e Fotojornalismo no curso de Jornalismo da Unime durante três semestres.
Linda Bezerra - Nascida no Piauí e formada pela UFBA, foi pauteira e produtora nacional na Band Bahia, antes de ter chefiado a reportagem da TV. Tornou-se chefe de reportagem do Correio Repórter, caderno que destacava a história da Bahia. Atualmente, escreve sobre gastronomia e é responsável pela abertura do Correio.
Wladmir Pinheiro - jornalista, mestrando na linha de pesquisa em Cibercultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (Gjol). É editor do Correio24horas, site do jornal Correio, em Salvador. Tem experiência em televisão, assessoria de comunicação, webjornalismo e jornalismo impresso.
Ana Paula Pedrosa - Formada pela PUC Minas, Ana Paula trabalhou na Lead Comunicação, no jornal Diário do Comércio e, desde 2003, é repórter de economia do jornal O Tempo, onde venceu alguns prêmios de reportagem, como o CNH, o Etco e o Abecip.
Benny Cohen - editor do grupo Diários Associados (MG). Com atuação desde 1985, ele acumula passagens por veículos como TV Band (MG), TV Globo (MG) e TV Alterosa (afiliada do SBT no estado mineiro). 
Eugênio Esber - diretor de Redação da Revista Amanhã. Com passagem pelo jornalismo diário, como editor de Economia e ombudsman, Eugênio atualmente também ministra workshops sobre jornalismo e comunicação. É autor da peça “O drama e a comédia de ser notícia”, que discute as relações entre fontes e jornalistas. Entre outros reconhecimentos, recebeu o Prêmio Bovespa de Jornalismo e o Prêmio Walter Friedrich, concedido pela Associação dos Profissionais do Mercado de Capitais (Apimec).
Kátia Mássimo - Editora-chefe da Revista Encontro, já atuou como repórter de Economia nos jornais Hoje em Dia e Diário da Tarde. Também lecionou durante sete anos na Faculdade Estácio de Sá e foi responsável pela gerência de comunicação em instituições empresariais. Em 2009, foi para a Revista Encontro.
Laura Medina – é editora-chefe e apresentadora do Programa Vida e Saúde, da RBS TV, Rio Grande do Sul. Trabalhou na  TVE/Educativa como produtora, repórter e editora. Já foi editora do Jornal do Almoço e do Patrola.  Formada pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, é muito presente no cenário cultural do Sul. Já atuou em peças, filmes e curtas.
Liliane Corrêa - editora de Economia do jornal Estado de Minas. Ex-aluna da PUC Minas, acumula passagens pelos veículos Hoje em Dia, O Tempo, Super Notícia e Aqui - Diários Associados.
Luiz Fernando Rocha - editor executivo do jornal Hoje em Dia, é um dos jurados da categoria Radiojornalismo. Já trabalhou no Portal UAI, na Rádio Globo/CBN BH e nos jornais O Globo, Super Notícia e O Tempo. Foi chefe de redação da Rádio BandNews FM, âncora do Jornal BandNews Minas, colunista no Jornal Band Minas e apresentou telejornais da emissora. Ainda no Grupo Bandeirantes, assumiu a função de editor Executivo do Jornal Metro em BH até ser convidado a exercer a mesma função no Jornal Hoje em Dia, onde ajuda a coordenar o processo de reestruturação gráfica e editorial tanto do jornal impresso, quanto do online.
Nélio Rodrigues -  atua no setor há 30 anos, já trabalhou nas revistas Veja, Placar, bem como Jornal Última Hora e Jornal de Brasília. Clicou momentos importantes para a história do Brasil além de ter registrado o governo de seis presidentes da República.
Patrícia Knebel – jornalista e escritora. Atualmente, é repórter especial e colunista de tecnologia do Jornal do Comércio, além de atuar em publicações nacionais e internacionais. É autora do livro Dos grãos aos chips: a história da tecnologia e da inovação do RS, finalista do Prêmio Jabuti 2011.  Foi eleita jornalista Destaque em Tecnologia e Inovação por nove vezes.
Ricardo Kadão Chaves - fotógrafo e editor de fotografia dos mais destacados veículos do país. Trabalhou na agência Focontexto, Jornal do Brasil, Editora Abril, Veja, Isto É, Agência Estado e Zero Hora, onde iniciou sua carreira e para onde retornou em 1992. Premiado nacional e internacionalmente, é o homenageado do FestFoto 2013 – Festival Internacional de Porto Alegre. 
Telmo Flor - diretor de redação do Correio do Povo (RS).  Iniciou sua carreira na Rádio Guaíba, foi repórter, editor e apresentador. Ingressou no Correio do Povo em 86, como repórter de Política. Foi secretário de redação e, como editor, atuou em praticamente todas as editorias do jornal. Em 92, passou a chefiar a redação, assumindo em 98 o cargo de diretor de redação, função que exerce até hoje. À experiência somam-se as especializações no Brasil e no exterior, como o Curso de Jornalismo Ambiental (Alemanha); o Master em Gestão de Empresas Jornalísticas e o Master em Jornalismo Digital (Navarra/Espanha).
Sobre o Prêmio
São cinco categorias: Jornalismo Impresso, Jornalismo Multimídia, Radiojornalismo, Vídeojornalismo e Fotojornalismo. Em cada uma delas haverá um vencedor, que irá ganhar um smartphone. Entre os cinco, será eleito o vencedor nacional do Prêmio Telefônica Vivo de Jornalismo Universitário que, além de levar um tablet para casa, participará da etapa latino-americana do concurso, concorrendo com representantes do Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru e Venezuela.
O vencedor entre os concorrentes de todos os países será premiado com uma viagem à Espanha para conhecer a sede mundial da Telefônica e passar alguns dias atuando em um grande veículo de comunicação daquele país.
Confira mais informação no Facebook www.facebook.com/premiotelefonica
Ascom

Nenhum comentário

dsd