ANUNCIANTES

UNEB: Programa de Mestrado divulga calendário de I Sessão Científica‏

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) campus III está realizando a I Sessão de Divulgação Científica do semestre 2014.2.

No período de setembro a dezembro, os alunos do mestrado estarão apresentando seus respectivos projetos de estudo. O objetivo da Sessão Científica é socializar e divulgar as pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa.

Alunos de graduação, mestrandos e qualquer pessoa interessada podem participar das sessões como ouvintes. Não há inscrição, basta comparecer ao local.

As apresentações acontecem em 03 e 17 de setembro, 01 e 15 de outubro, 19 de novembro, 03 e 10 de dezembro, das 8h30 às 12h, nas salas do primeiro andar do DCH.

Outras informações através do telefone (74) 3611-6860 | 5617 | 6463 - Ramal 221, ou pelo site www.ppgesa.uneb.br.

Sobre o mestrado 

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA trata-se do primeiro curso de especialização Scritu Sensu do Departamento de Ciências Humanas (DCH). O curso iniciou este ano com o objetivo qualificar pesquisadores que pensem estrategicamente o planejamento e a execução de atividades educativas contextualizadas, com referenciais teóricos adequados à concepção de educação para a convivência com o semiárido, observando-se as mediações vivenciadas pelos canais comunicativos e tecnologias associadas à educação.

O mestrado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem como área de concentração “Educação, Cultura e Contextualidade” e linhas de pesquisa em “Educação para Convivência com o Semiárido” e “Letramento e Comunicação Intercultural”.

SESSÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO PPGESA
Calendário 2014.2 DATA
LINHA 1
NOME DO PROJETO
LINHA 2
NOME DO PROJETO
03/09
ROSIANE ROCHA OLIVEIRA SENA
O DIÁLOGO DOCENTE COM OS LIVROS DIDÁTICOS E SEU USO NO COTIDIANO DE SALA DE AULA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O SEMIÁRIDO BRASILEIRO
MANUELA PEREIRA DE ALMEIDA
LETRAMENTO NO CIBERESPAÇO – UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR NO ÂMBITO DA EDUCOMUNICAÇÃO.
17/09
PEDRO PAULO SOUZA RIOS
GÊNERO E EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: VIVÊNCIAS NO ASSENTAMENTO NOVA CANAÃ
JOSÉ SEBASTIÃO MENEZES DA SILVA
SER E PERCEBER-SE COMO ILHÉUS: LETRAMENTO E O SAMBA DE VEIO, COMO INSTRUMENTO DE REPRESENTAÇÃO TERRITORIAL E IDENTITÁRIA NA ILHA DO MASSAGANO.
01/10
NEILA CRISTINA NASCIMENTO RAMOS
A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADANO CENÁRIO DAS AVALIAÇÕES PADRONIZADAS: UM OLHAR VOLTADO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
SAYONARA CORDEIRO DE MARINS NOGUEIRA
CONTADORES DE HISTÓRIAS: SEUS CAUSOS E ENREDOS COMO FONTES DE LETRAMENTOS NA COMUNIDADE DE MANIÇOBA – JUAZEIRO/BA
15/10
MÁBIO DUTRA
RELAÇÕES ENTRE DOCÊNCIA E TERRITÓRIO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA EDUCAÇÃO TÉCNICO – PROFISSIONALIZANTE NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO
FABÍOLA MOURA REIS SANTOS
O SERTÃO QUE A TV NÃO VÊ: O JORNALISMO CONTEXTUALIZADO COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO



05/11
ANTONIO CARVALHO DOS SANTOS JUNIOR
A DIVISÃO SEXUAL/SOCIAL DO TRABALHO NA HIERARQUIA DO TERREIRO DE CANDOMBLÉ “YIW AXÉ OMYN KAIODE”
NÚBIA OLIVEIRA DA SILVA
AS VISUALIDADES E A CONFLUÊNCIA DAS CULTURAS DO SERTÃO NA FESTA DO LICURI: ANÁLISE DAS FORMAS DE LETRAMENTOS E FORMAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
19/11
MICHELE CRISTINE LAUDÍLIO DE SOUZA
A RÁDIO ESCOLA EDUCOMUNICATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO.
GABRIELA DOS SANTOS BARBOSA
O CORDEL COMO ARTEFATO (INTERCULTURAL PARA AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO) – A ESCRITA DE ORALIDADES NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE UAUÁ
03/12
DELZA CRISTINA GUEDES AMORIM
O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA NO IF SERTÃO PE
ROBERTO REMÍGIO FLORÊNCIO
EDUCAÇÃO E LETRAMENTO INTERCULTURAL NA ALDEIA DE ASSUNÇÃO DO POVO TRUKÁ
10/12
ALEXANDRINO PEREIRA NETO
PARA OUTRO SERTÃO, OUTRA EDUCAÇÃO – PELA CONTEXTUALIZAÇÃO CRÍTICA DA EDUCAÇÃO PARA CONVIVÊNCIATRANSFORMADORA DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: O CASO DE DUAS ESCOLAS RURAIS DA REGIÃO DO SERTÃO DO PAJEÚ SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO
----
----


Informações: Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC)/DCH campus III

Nenhum comentário