UNEB: Programa de Mestrado divulga calendário de I Sessão Científica
O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) campus III está realizando a I Sessão de Divulgação Científica do semestre 2014.2.
No período de setembro a dezembro, os alunos do mestrado estarão apresentando seus respectivos projetos de estudo. O objetivo da Sessão Científica é socializar e divulgar as pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa.
Alunos de graduação, mestrandos e qualquer pessoa interessada podem participar das sessões como ouvintes. Não há inscrição, basta comparecer ao local.
As apresentações acontecem em 03 e 17 de setembro, 01 e 15 de outubro, 19 de novembro, 03 e 10 de dezembro, das 8h30 às 12h, nas salas do primeiro andar do DCH.
Outras informações através do telefone (74) 3611-6860 | 5617 | 6463 - Ramal 221, ou pelo site www.ppgesa.uneb.br.
Sobre o mestrado
O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA trata-se do primeiro curso de especialização Scritu Sensu do Departamento de Ciências Humanas (DCH). O curso iniciou este ano com o objetivo qualificar pesquisadores que pensem estrategicamente o planejamento e a execução de atividades educativas contextualizadas, com referenciais teóricos adequados à concepção de educação para a convivência com o semiárido, observando-se as mediações vivenciadas pelos canais comunicativos e tecnologias associadas à educação.
O mestrado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem como área de concentração “Educação, Cultura e Contextualidade” e linhas de pesquisa em “Educação para Convivência com o Semiárido” e “Letramento e Comunicação Intercultural”.
Informações: Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC)/DCH campus III
No período de setembro a dezembro, os alunos do mestrado estarão apresentando seus respectivos projetos de estudo. O objetivo da Sessão Científica é socializar e divulgar as pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa.
Alunos de graduação, mestrandos e qualquer pessoa interessada podem participar das sessões como ouvintes. Não há inscrição, basta comparecer ao local.
As apresentações acontecem em 03 e 17 de setembro, 01 e 15 de outubro, 19 de novembro, 03 e 10 de dezembro, das 8h30 às 12h, nas salas do primeiro andar do DCH.
Outras informações através do telefone (74) 3611-6860 | 5617 | 6463 - Ramal 221, ou pelo site www.ppgesa.uneb.br.
Sobre o mestrado
O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA trata-se do primeiro curso de especialização Scritu Sensu do Departamento de Ciências Humanas (DCH). O curso iniciou este ano com o objetivo qualificar pesquisadores que pensem estrategicamente o planejamento e a execução de atividades educativas contextualizadas, com referenciais teóricos adequados à concepção de educação para a convivência com o semiárido, observando-se as mediações vivenciadas pelos canais comunicativos e tecnologias associadas à educação.
O mestrado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem como área de concentração “Educação, Cultura e Contextualidade” e linhas de pesquisa em “Educação para Convivência com o Semiárido” e “Letramento e Comunicação Intercultural”.
SESSÕES DE DIVULGAÇÃO
CIENTÍFICA DO PPGESA
Calendário 2014.2 DATA
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LINHA 1
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NOME DO PROJETO
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LINHA 2
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NOME DO PROJETO
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03/09
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ROSIANE ROCHA OLIVEIRA SENA
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O DIÁLOGO DOCENTE COM OS
LIVROS DIDÁTICOS E SEU USO NO COTIDIANO DE SALA DE AULA PARA A CONSTRUÇÃO DO
CONHECIMENTO SOBRE O SEMIÁRIDO BRASILEIRO
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MANUELA PEREIRA DE ALMEIDA
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LETRAMENTO NO CIBERESPAÇO –
UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR NO ÂMBITO DA
EDUCOMUNICAÇÃO.
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17/09
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PEDRO PAULO SOUZA RIOS
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GÊNERO E EDUCAÇÃO
CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: VIVÊNCIAS NO ASSENTAMENTO NOVA CANAÃ
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JOSÉ SEBASTIÃO MENEZES DA
SILVA
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SER E PERCEBER-SE COMO
ILHÉUS: LETRAMENTO E O SAMBA DE VEIO, COMO INSTRUMENTO DE REPRESENTAÇÃO
TERRITORIAL E IDENTITÁRIA NA ILHA DO MASSAGANO.
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01/10
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NEILA CRISTINA NASCIMENTO
RAMOS
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A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADANO
CENÁRIO DAS AVALIAÇÕES PADRONIZADAS: UM OLHAR VOLTADO PARA O ENSINO
FUNDAMENTAL
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SAYONARA CORDEIRO DE MARINS
NOGUEIRA
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CONTADORES DE HISTÓRIAS: SEUS
CAUSOS E ENREDOS COMO FONTES DE LETRAMENTOS NA COMUNIDADE DE MANIÇOBA –
JUAZEIRO/BA
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15/10
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MÁBIO DUTRA
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RELAÇÕES ENTRE DOCÊNCIA E
TERRITÓRIO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA EDUCAÇÃO TÉCNICO – PROFISSIONALIZANTE
NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO
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FABÍOLA MOURA REIS SANTOS
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O SERTÃO QUE A TV NÃO VÊ: O
JORNALISMO CONTEXTUALIZADO COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO
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05/11
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ANTONIO CARVALHO DOS SANTOS
JUNIOR
|
A DIVISÃO SEXUAL/SOCIAL DO
TRABALHO NA HIERARQUIA DO TERREIRO DE CANDOMBLÉ “YIW AXÉ OMYN KAIODE”
|
NÚBIA OLIVEIRA DA SILVA
|
AS VISUALIDADES E A
CONFLUÊNCIA DAS CULTURAS DO SERTÃO NA FESTA DO LICURI: ANÁLISE DAS FORMAS DE
LETRAMENTOS E FORMAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
|
19/11
|
MICHELE CRISTINE LAUDÍLIO DE
SOUZA
|
A RÁDIO ESCOLA
EDUCOMUNICATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A
CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO.
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GABRIELA DOS SANTOS BARBOSA
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O CORDEL COMO ARTEFATO
(INTERCULTURAL PARA AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO) – A ESCRITA DE ORALIDADES NO
CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE UAUÁ
|
03/12
|
DELZA CRISTINA GUEDES AMORIM
|
O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE
NOS CURSOS DE LICENCIATURA NO IF SERTÃO PE
|
ROBERTO REMÍGIO FLORÊNCIO
|
EDUCAÇÃO E LETRAMENTO
INTERCULTURAL NA ALDEIA DE ASSUNÇÃO DO POVO TRUKÁ
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10/12
|
ALEXANDRINO PEREIRA NETO
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PARA OUTRO SERTÃO, OUTRA
EDUCAÇÃO – PELA CONTEXTUALIZAÇÃO CRÍTICA DA EDUCAÇÃO PARA
CONVIVÊNCIATRANSFORMADORA DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: O CASO DE DUAS ESCOLAS
RURAIS DA REGIÃO DO SERTÃO DO PAJEÚ SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO
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