ANUNCIANTES

Literatura, lançamentos, cultura e debates democráticos são destaques na I Feira do Livro do Vale do São Francisco a partir de quinta (18)


Leitura, educação, cultura e entretenimento são a pauta na I Feira do Livro do Vale do São Francisco, que acontece desta quinta (dia 18) a domingo (dia 21), das 15h às 21h, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, com o mote no desenvolvimento dos personagens na criação literária. O evento, que conta com acesso gratuito para os visitantes, traz durante quatro dias palestras, mesas redondas, lançamentos e diversas atividades como contação de histórias e oficinas especiais. “A programação desta Feira do Livro do Vale do São Francisco tem como foco a repercussão da educação através da cultura, favorecendo toda rede de ensino da região. Partimos da ideia da relação entre o escritor e a criatura para abordar o que muitos escritores criam quando criam um personagem, e este é uma das principais discussões desta semente que estamos plantando nesta primeira edição do evento em Petrolina”, destaca o seu curador Schneider Carpeggiani.

Para tanto, nomes de peso no cenário local e nacional como Raimundo Carrero, Fabiana Moraes, Elvira Vigna e Galeno Amorim trabalharão em palestras não só o processo criativo como ainda o processo de produção literária no mercado atual. Em seu painel, por exemplo, o jornalista e escritor paulista Galeno Amorim, que já presidiu a Biblioteca Nacional e hoje é diretor do Observatório do Livro e da Leitura, destacará o crescimento dos ebooks no mundo e no Brasil. “Até recentemente o Brasil estava exatamente cinco anos atrás de países como os EUA nesse tema e a tendência é que, a partir de agora, vá diminuir essa distância ano a ano. A participação do eBooks no negócio do livro no Brasil ainda é pequena, mas a tendência indica que crescerá paulatinamente até que, em alguns anos, ultrapasse o livro no suporte impresso”, destaca ele, que também é c-fundador do projeto Arvore de Livros, uma biblioteca digital que disponibiliza inúmeros títulos de leitura para o público. 

Mas, escritores da região despontam em uma agenda própria no sábado (dia 20), em mesa redonda intitulada “Escrevendo no sertão – Desafios e Perspectivas”, com o escritor Bruno Liberal (PE), Lupeu Lacerda (PE), Kátia Cardoso (PE) e Virgílio Siqueira (PE). Neste painel, autores debaterão não só as dificuldades de desenvolver uma cultura literária como ainda o que pode ser desenvolvido para dar subsídios a novos talentos. “É mais uma iniciativa que busca interagir, mobilizar e estimular a produção literária e inserir a região no circuito nacional de feiras literárias, além de ser um mais uma iniciativa de estímulo e incentivo à leitura”, segundo o secretário de Educação, Heitor Leite.

O olhar sobre a região também estará presente em leitura do escritor e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito que fará análise geral em uma palestra sobre “Ariano Suassuna e a reescrituras possíveis do sertão”. Falecido há menos de três meses, o poeta brasileiro, que ocupou a cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras por cerca de 24 anos, deixou um conjunto de aproximadamente 40 obras em que o interior do Nordeste e peculiaridades dos seus tipos humanos se integravam como personagens de suas histórias.

Ganhador do Prêmio Pernambuco de Literatura em 2014, com o livro de contos "Olho morto amarelo", editado pela CEPE, Bruno Liberal ainda foi convidado para coordenar a plataforma de lançamentos da Feira que apresentar ao público novos trabalhos ou projetos recém-lançados da região. Para esta iniciativa do evento foi criada uma sistemática própria que dará a oportunidade aos participantes de interagir com o público e repercutir suas obras. Nesta sua primeira edição foram selecionadas 24 obras cujos autores terão aproximadamente uma hora à disposição para exposição e comercialização dos seus livros. “Os lançamentos terão um espaço reservado dentro da feira em lugar de destaque. O autor será apresentado ao público, falará um pouco sobre sua obra, fará uma leitura e depois abrimos para interagir com o público e comercializar o livro. Cada autor será responsável pela sua comercialização”, frisa Liberal.

Com uma agenda democrática e variada, a I Feira do Livro do Vale do São Francisco contemplará diversos públicos. Para o infantil, por exemplo, haverá uma programação toda especial que envolve contação de história gratuita, a ser realizada diariamente. Mas ainda será realizada para os pequenos uma oficina com a jornalista, cineasta e escritora Geórgia Alves relacionado ao trabalho de Clarice Lispector, cujo amor pela literatura aflorou ainda na infância e que foi destacado em livro da autora em 1971 que virou o curta “Felicidade Clandestina” (1998), produzido pelos diretores Beto Normal e Marcelo Gomes (Madame Satã e Cinema, Aspirinas e Urubus).

Para eles, o Sesi também reservou uma programação diferenciada e variada que envolve atividades como Soletrando, Cine infantil (exibição de filmes infantis com temas educativos), Pintura de desenhos, Pintura na Mão, Passa ou Repassa (pergunta de conhecimentos gerais), entre outros. Para aqueles que são fãs de tecnologia, histórias em quadrinhos, filmes e animes uma agenda movimentada em parceria com a Petrogeek, espaço cultural do Cidadão Kelmer que traz atividades diversas para os quatro dias de Feira do Livro. Dentre elas, haverá seções especiais de cinema com exibição de filmes como “O Senhor dos Anéis – Animação”, “Uma história de amor e Fúria” e “Uma professora bem maluquinha”; bate papos e palestras sobre o livro “Reinos Rivais” de Eduardo Aguiar, “Os Super Heróis na Literatura” e o Universo Cosplays, inclusive com desfile; e apresentação de K – pop “A culpa é das estrelas” (focado em um estilo artístico popular na Corea que integra dança e música).

Marcando as comemorações de aniversário de Petrolina, a I Feira do Livro do Vale do São Francisco reunirá diversos expositores locais e nacionais no pavilhão que poderão apresentar aos interessados pela leitura uma variedade de títulos em um ambiente com infraestrutura completa, equivalente a modelos deste tipo país a fora. Com o apoio da Petrobrás e do Sesi, o evento ainda trará espaços diferenciados como Café Literário SBS, coordenado pela SBS Livraria, onde os visitantes ainda poderão conferir programação alternativa de leitura.

Informações e programação completa disponível no site do evento: http://www.feiradolivropetrolina.com.br

Nenhum comentário

dsd