Ariano pelo olhar de Ronaldo Correia de Brito é foco de discussão na I Feira do Livro do Vale do São Francisco neste sábado (20)
“Aqui é o sertão, um tabuleiro de serra do sertão. O sol do fogo de dia e o frio da noite, pedras, bodes, Cabras e lagartos, com o Sol por cima e a terra parda embaixo”, este é um dos trechos declamado pelo personagem do delegado da obra “Uma mulher vestida de sol” do escritor Ariano Suassuna, homenageado nesta primeira edição da Feira do Livro do Vale do São Francisco, no Centro de Convenções Nilo Coelho, em Petrolina. O autor paraibano, radicado em Pernambuco e falecido em julho passado, também é prestigiado em palestra especial do escritor e dramaturgo cearense Ronaldo Correia de Brito (co-autor de o Baile do Menino Deus) falará sobre “Ariano Suassuna e a reescrituras possíveis do sertão” na programação deste sábado (20).
A agenda do evento ainda traz uma mesa com o tema “Escrevendo no sertão – Desafios e Perspectivas”, com Bruno Liberal, ganhador do Prêmio Pernambuco de Literatura em 2014, com o livro de contos "Olho morto amarelo", editado pela CEPE, divide as discussões com os escritores Lupeu Lacerda, Kátia Cardoso e Virgílio Siqueira que atuam no desenvolvimento de um mercado editorial na região. Eles, inclusive, representam a ebulição do cenário literário do interior de Pernambuco em que já estão despontando diversos nomes.
Diversos destaques terão a oportunidade de apresentar os seus novos ou recém-lançados trabalhos entre os quais estão Jota Menezes com o seu “Televisão, poder e cidadania”; Micheline Musser com “Inspiração”; José Alves com “Flora das Caatingas do Rio São Francisco: História Natural e Conservação”, Clarissa Loureiro com “Invertidos”, Wellington de Melo com “Estrangeiro no Labirinto” e Sérgio Urt com “Inquebrável, Estelita para cima”. Os projetos serão apresentados ao público por esses autores por uma hora com direito a debate sobre as obras.
Durante toda a tarde deste sábado (20), teremos atividades diferenciadas para a criançada com contação de histórias, entre outras ações, que ainda contam com o apoio do Sesi. E para o público adolescente e os fâs de filmes, HQs, séries e science fiction haverá agenda especial com exibição de filmes na seção Cine-Petrogeek com “Uma história de amor e Fúria”, animação brasileira, do gênero ficção científica, escrito e dirigido por Luiz Bolognesi, cineasta e jornalista formado pela PUC São Paulo.
Produzido pela Gullane e Buriti Filmes, com a coprodução da Lightstar Studios. O projeto deste ex- redator do jornal Folha de S. Paulo e da Rede Globo levou 10 anos para ser concluído e traz como ineditismo o fato de ter sido realizado com a tradicional técnica de animação. Mas, a programação ainda envolve apresentação do K – pop, um popular estilo de artístico coreano que mescla música e danças, com a produção “A culpa é das estrelas”. Esta é uma das diversas atividades da programação desenvolvida em parceria com a Petrogeek, espaço cultural do Cidadão Kelmer. E informações e programação completa disponível no site do evento: http://www.feiradolivropetrolina.com.br
Ivelise Buarque – Jornalista / DRT-PE 2.467
Nenhum comentário