Sidelvan congratula-se pelo aniversário do município de Miguel Calmon
O aniversário da cidade de Miguel Calmon, celebrado no dia 6 de agosto, foi lembrado na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB), que protocolou moção de congratulações e aplausos pela passagem da data.
Localizada na mesorregião Centro Norte baiano e na microrregião Jacobina, a 360 km de Salvador, Miguel Calmon tem uma população estimada em 27.569 habitantes, segundo o IBGE/2013. No documento, o parlamentar rememora a história de fundação da cidade.
“Miguel Calmon nasceu da Fazenda Canabrava adquirida em sesmaria entre o fim do século XVIII e início do século XIX. Possuía área de 170 léguas e foi vendida em 1810. Em 1812, as terras passaram a ser povoadas por Velois Coutinho e Marcelino Miranda oriundos de Jacobina.
Com a feira livre criada pelos tropeiros e mascates aos pés de um jenipapeiro, iniciou-se o comércio na atual Praça Canabrava. Assim, em 1885, a Fazenda Canabrava transformou-se num povoado, sendo elevada a distrito de subdelegaria pelo Decreto de 7 de janeiro de 1879. Em 12 de agosto de 1913, elevou-se a distrito por meio de decreto. Em 6 de agosto de 1924, Canabrava foi elevada a categoria de Vila, desmembrando-se de Jacobina e recebeu o nome de Miguel Calmon.
Riquezas e belezas naturais estão espalhadas por toda a cidade; sua fauna, bacias hidrográficas, cachoeiras e serras embevecem os visitantes do Município. Por toda sua história, congratulo-me com Miguel Calmon pelo seu aniversário de emancipação política, município em constante ascensão”.
Daiane Baruque
Jornalista/Assessora de Imprensa
Deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB-BA)
Nenhum comentário