Rui garante asfaltar acessos aos municípios baianos
Dois milhões e meio de baianos eram obrigados a acender velas e candeeiros todos os dias quando o sol de punha, mas desde 2007 o Programa Luz para Todos possibilitou que o índice de domicílios rurais com energia elétrica saltasse de 78% em 2006 para 95% em 2012. Em discurso durante comício no sábado (09), à noite, em Araci, o candidato ao governo pela Coligação Pra Bahia Mudar Mais, Rui Costa, firmou compromisso que em quatro anos, todas as famílias baianas terão acesso à energia elétrica.
No trajeto percorrido pela Caravana 13 - Santa Bárbara, Lamarão, Serrinha, Biritinga, Barrocas, Teofilândia e Araci, na Região Sisaleira, Rui, Otto Alencar (senador) e João Leão (vide-governador) foram abordados por muitas pessoas que manifestavam apoio e vontade para que o projeto de transformação econômico-social avance. “Esse caminho que a Bahia e o Brasil seguiram tem que continuar. Porque hoje o povo pobre tem voz e vez, pode olhar para o futuro dos filhos e esperar uma vida melhor do que tiveram”, disse Rui para a concentração popular de centenas de pessoas em Lamarão. “Foi com os governos Lula, Dilma e de Jaques Wagner que nossa vida melhorou. Antes nossa casa era de adobe. Agora temos energia elétrica, geladeira, televisão, casa de alvenaria, igual rico”, testemunhou Irene Bispo, 69 anos, traduzindo com emoção o que os índices registram.
Rui reforçou para a população de Serrinha as propostas para a expansão do ensino profissional, lembrando que naquela cidade será inaugurado ainda este ano mais uma unidade do Ifet (Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia) para reforçar a rede estadual: “a segunda maior do país”.
A classificação da Bahia no Censo Escolar, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, atesta o compromisso assumido pelo Governo do Estado que, desde 2007, investe na Educação Profissional como política pública prioritária, garantindo a jovens e trabalhadores o acesso a cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional.
Otto Alencar destacou a recuperação da estrada de acesso a Lamarão e a duplicação da BR-116, que vai transformar o perfil da região. Segundo o candidato a senador, a obra já está licitada com previsão de início para breve. “A obra que parte de Feira de Santana vai até a divisa com estado de Pernambuco. O projeto incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), prevê a duplicação do Anel de Contorno Oeste de Feira de Santana, seguindo pela BR-116 até a entrada para o município de Santanópolis (BA-504), entrada de Teofilândia (início da BR-349), passando por Santa Bárbara e Serrinha. “Será pista dupla de Feira de Santana a Teofilândia e, a partir daí terá terceira faixa nas subidas e trechos de perigo”, informou Otto. “Todo mundo aqui da região sabe como estavam as estradas. Era só buraco, agora está um tapete”, disse Rui. “Temos como objetivo garantir que todos os municípios baianos tenham acesso por estradas asfaltadas, trazendo conforto e segurança para a população. Vamos trabalhar para isso”, disse. “No meio do povo, ao lado do povo! É assim que vamos vencer e fazer a Bahia avançar ainda mais”, declarou o candidato no comício de Araci”.
João Leão afirmou que, ali, na praça pública e nas ruas das cidades é onde está a verdadeira pesquisa de opinião e reafirmou, com base na receptividade que a chapa majoritária recebe em todos os lugares visitados, sua confiança na vitória de Rui e Otto já no primeiro turno das eleições de outubro.
ASSESSORIA DE IMPRENSA RUI COSTA
Nenhum comentário