Codevasf participa de debates sobre agricultura irrigada durante seminário nacional em Juazeiro (BA)
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participou nesta sexta-feira (1º) da primeira parte do seminário nacional Os Projetos Públicos de Irrigação e a Agricultura Irrigante Familiar, em Juazeiro (BA). O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, apresentou aos participantes do evento um breve histórico da Companhia na área de irrigação.
“A Codevasf surgiu na década de 1970 como indutora dos projetos de agricultura irrigada – são quarenta anos de trabalho com irrigação. Hoje a Companhia mantém cerca de 100 mil hectares de área irrigada”, disse Vaz. O presidente da Codevasf também compartilhou com os presentes a experiência de integração produtiva de agricultores familiares promovida em áreas do entorno do projeto de irrigação Pontal, implantado pela empresa em Petrolina (PE).
Nesta sexta-feira, o seminário contou com a participação de representantes de movimentos sociais e dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, e da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, entre outras autoridades.
O objetivo do seminário é promover o diálogo e levantar subsídios para a construção de uma proposta de participação da agricultura familiar nos projetos públicos de irrigação, tendo em vista as possibilidades do novo marco legal da Política Nacional de Irrigação. O evento é organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e pelo Incra.
Para o Ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, o governo, através da Codevasf, do Incra, do Dnocs, e com a ajuda da Embrapa, tem procurado acompanhar as necessidades dos agricultores ribeirinhos e, principalmente, daqueles que ainda não tem acesso a água. “Tenho procurado sempre discutir com representantes dos movimentos sociais os principais problemas e as possíveis soluções para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável”, afirmou Teixeira.
Neste sábado (2), uma comitiva composta por autoridades e representantes de sindicatos e entidades representativas de agricultores familiares deverá visitar o perímetro irrigado de Maniçoba, na zona rural de Juazeiro, para conhecer um trabalho pioneiro de modernização de sistemas de irrigação, implantado pela Codevasf.
Ascom Codevasf
Nenhum comentário