ANUNCIANTES

UNEB realiza colação de grau das primeiras turmas do PARFOR‏


Na última sexta-feira (18), 33 alunos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) - programa oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - concluíram os cursos de licenciatura em Letras e em História. 

A cerimônia de colação de grau aconteceu no Anfiteatro Canto de Tudo, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da UNEB, em Juazeiro-BA e contou com a presença de representantes da comunidade acadêmica, autoridades, familiares e amigos dos formandos.

Extasiado com esta conquista, o professor Valdemir Evangelista Souza, licenciado em História ressaltou sobre a importância do curso para sua carreira docente. “História abriu pra mim um leque muito grande para aprender o passado, compreender o presente em que vivemos e isso vai ser um facilitador em minha prática e ações pedagógicas exercitadas em sala de aula”.

Os alunos do PARFOR são professores que atuam na educação básica do estado e municípios baianos, que ainda não possuíam licenciatura e/ou que necessitam de uma segunda formação para atuar em disciplinas específicas.

O secretário de educação do município de Juazeiro, Clériston Andrade, parabenizou o trabalho feito pela universidade. “Se não fosse parcerias como esta da UNEB não conseguiríamos alcançar esses desafios para os profissionais de ensino, estendendo a formação/educação para os municípios”, concluiu.

No Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus III, o PARFOR foi implantado em 2010 com a oferta dos cursos de licenciatura em Artes, História, Letras e Pedagogia para os municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sento Sé, Curaçá e Uauá. Cerca de 300 alunos participam dos cursos que possuem duração de três anos. As aulas são ministradas na modalidade modular presencial, ou seja, uma vez ao mês, durante uma semana.

Segundo a diretora do Departamento de Ciências Humanas, professora Aurilene Lima, a universidade foi pioneira na oferta dos cursos de licenciatura através da parceria com o governo federal e com os municípios. “A UNEB é a maio universidade do estado da Bahia e sua principal vocação é a formação de professores”, destacou.

Para a professora Odomaria Macedo, coordenadora do curso de história do PARFOR, este é um momento muito especial. “Não é de encerramento, porque não dá para colocar um ponto final nessa história que está começando. O professor, seja ele em qualquer nível, deve está sempre estudando.”

PARFOR – programa nacional implantado pela CAPES em regime de colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e com as Instituições de Ensino Superior (IES). O principal objetivo do programa é garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício.

Informações: Núcleo de Assessoria de Comunicação do DCH/Campus III/UNEB. 
Foto: Marcos Aquino.

Nenhum comentário

dsd