ANUNCIANTES

Rui Costa garante que duplicará benefícios na educação e saúde‏

Nos últimos sete anos, o governo do Estado entregou à população baiana cinco grandes hospitais, com mais de 1.300 leitos, em Salvador e no interior, e o total de recursos destinados à área da saúde, no mesmo período, foi de mais de R$ 21 bilhões. Ao citar esses dados, o candidato da coligação Prá Bahia Mudar Mais, Rui Costa, destacou a preocupação dos governos federal e estadual com os avanços na área social e assegurou que na sua proposta de governo, o objetivo é pelo menos duplicar as conquistas dos últimos anos, tanto na Saúde como na Educação.

“Na área da educação, também o governo Jaques Wagner fez mais do qualquer outro nas últimas décadas”, acrescentou ele, citando que, se em 2006 a Bahia tinha 34 unidades de ensino profissional, em 2013 este número chegou a 123. “E a Bahia é o terceiro estado do Brasil em número de matrículas no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), com quase 70 mil alunos em 73 municípios”. Na alfabetização de adultos, o programa TOPA atingiu a marca, em 2013, de mais de 1,2 milhão de beneficiados.

Dentro da sua proposta de promover avanços significativos em todas as áreas, Rui Costa declarou que o objetivo é ampliar o que já foi feito e inovar para que a Bahia continue a melhorar, especialmente no que se refere ao processo de inclusão social e melhoria da qualidade de vida da população. “E olhe que o atual governo foi aquele que mais realizou nas áreas de Educação e Saúde nas últimas décadas”, observou o candidato. No segmento da educação, por exemplo, ele coloca como prioridade implantar o ensino em tempo integral em pelo menos 200 unidades em todo o Estado.

Em relação à Saúde, ele dá, como exemplo de inovação, sua proposta de criar uma rede integrada, com participação de unidades estaduais, municipais, privadas e filantrópicas, “com o objetivo de aproximar da população os serviços de saúde, inclusive no que se refere aos atendimentos de alta e média complexidade, como os tratamentos de doenças crônicas”. Na Atenção Básica, Rui lembrou que o atual governo implantou, entre 2008 e 2013, 241 Núcleos de Apoio à Saúde da Família, em cerca de 200 municípios, informatizou 704 Unidades de Atenção Básica. E mais: o número de leitos de UTI triplicou, a cobertura do SAMU passou de 20 para 80% da população e dobrou o número de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Foto: Mateus Pereira 
Ascom Rui Costa

Nenhum comentário