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Postos do SAC oferecem serviços em 34 municípios do interior baiano‏


A rede do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) atende atualmente a 34 cidades do interior do estado, além da capital baiana, oferecendo assistência de 33 instituições diferentes que vão desde a emissão de documentos até os serviços de empresas privadas.

Neste sábado (19), o município de Paulo Afonso, no noroeste do estado, receberá um posto fixo do SAC, com capacidade para dez mil atendimentos mensais. A expectativa é que a unidade atenda também municípios vizinhos que ficam às margens do Rio São Francisco. Com a inauguração do novo posto, serão 35 cidades atendidas, além de Salvador, com 50 postos, entre fixos, móveis e Pontos Cidadão espalhados pela Bahia.

Criado em 1995, o SAC reúne, no mesmo espaço físico, órgãos das esferas federal, estadual e municipal, além de empresas privadas, e oferece atendimento com maior comodidade e rapidez para o cidadão baiano. No interior, 17 cidades dispõem de postos fixos, como Alagoinhas, Eunápolis e Feira de Santana; 15 Pontos Cidadão, que são postos avançados de emissão de documentos essenciais; e três unidades do SAC Móvel, que percorrem, a cada ano, 255 municípios. Ao todo, as instituições oferecem cerca de 665 serviços, que estão listados no Portal do SAC (www.sac.ba.gov.br).

Atendimento com hora marcada 

Dezesseis órgãos públicos atendem pelo sistema de Hora Marcada, que passou a oferecer 8,5 mil atendimentos diários nos cinco postos da rede - SAC do Salvador Shopping, Shopping Paralela e Liberdade, em Salvador; SAC Lauro de Freitas, na região metropolitana; e o SAC Feira Centro II, em Feira de Santana.

Segundo o coordenador operacional do SAC, Dário Silva, esse diferencial é uma vantagem tanto para quem precisa de atendimento quanto para os funcionários do SAC. “A assistência com hora marcada organiza o espaço do SAC, reduz o tempo de espera dos usuários e permite que eles sejam melhor recebidos pelo prestador de serviço, que organiza seu tempo e sofre menos estresse por causa de um número muito grande de atendimentos”.

O sistema de agendamento (dia e hora) reduz o tempo de espera, otimiza o serviço e consegue atender a cerca de 204 mil pessoas por mês. Implantado pela Secretaria da Administração (Saeb) em julho de 2010, o agendamento pode ser feito pelos telefones 0800 071 5353 (fixo) e 4020-5353 (móvel), no Portal do SAC, nos terminais de autoatendimento e pelo SAC Mobile.

Foto: Raul Golinelli/GOVBA 
Secom

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