ANUNCIANTES

Campus Party Recife: Vivo oferece conexão de 10 Gbps e promove a inovação‏


Pelo terceiro ano consecutivo, a Telefônica Vivo marca presença na Campus Party Recife como principal patrocinadora do evento, levando conexão de ultrabanda larga fixa e uma intensa programação de atividades para os campuseiros, que inclui hackathons, palestras e debates sobre o mundo digital. Responsável por toda a infraestrutura de telecomunicações, a empresa oferecerá uma capacidade de conexão de 10Gbps por meio de uma rede dedicada de fibra óptica.

O local também receberá uma instalação dedicada de rede de Quarta Geração (4G), além da tecnologia HSPA+, também conhecida como 3GPlus, com velocidades até três vezes superiores ao 3G convencional. A Campus Party é considerada o maior acontecimento de inovação, criatividade, entretenimento digital e tecnologia do mundo e a terceira edição de Recife ocorre entre 23 e 27 de julho, no Centro de Exposições de Pernambuco.

Internet das Coisas 

Com o objetivo de disseminar e popularizar o tema “Internet ofThings (IoT)” ou “Internet das Coisas”, o Centro de Inovação da empresa promove um hackathon – maratona de programação -, colocando à disposição dos campuseiros um ambiente completo para o desenvolvimento de aplicações, incluindo um kit, contendo um microcontrolador baseado em tecnologia Arduíno com sensores diversos embutidos para captura de dados externos, um microprocessador RaspberryPi e conectividade 4G, além da sua solução de armazenamento de dados na nuvem.

O concurso irá aceitar grupos de até três pessoas e os melhores desenvolvedores ganharão tablets, o Kit de Desenvolvimento Telefônica, além de treinamento e suporte durante toda a Campus Party.

A empresa irá promover, ainda, um programa de embaixadores de Internet of Things, que dará prêmios diários aos participantes. O objetivo é que grupos de até dois campuseiros sejam desafiados a propagar o conhecimento sobre o potencial do tema, disseminando informações sobre os benefícios que a tecnologia ligada à internet das coisas é capaz de gerar.

Um júri composto pela equipe do Centro de Inovação da Telefônica irá avaliar os trabalhos e dará notas de 0 a 10. A maior nota ganha o prêmio do dia, que pode variar entre um Kit Campuseiro (com escova de dente, travesseiro, colchonete, tapa-olho e toalha); uma Poltrona Relax (poltrona inflável para o campuseiro acompanhar as palestras confortavelmente); e ​uma atividade com um blogueiro convidado. O time que somar a nota mais alta ao final dos três dias ganhará o prêmio principal: uma viagem a São Paulo, para participar da Campus Party 2015, incluindo passagem e hospedagem, além de uma visita ao Centro de Inovação da Telefônica e à sede da Wayra, aceleradora de startups do Grupo Telefônica.

Ainda no âmbito do tema da Internet das Coisas, a empresa participará de debate sobre Smart City, levando o case de Águas de São Pedro (SP), onde a Telefônica Vivo desenvolve um projeto-piloto para a transformação do município em cidade digital. A experiência envolve a instalação de moderna infraestrutura de telecomunicações com o uso de plataformas que possibilitem a interface de informações das diferentes áreas da gestão pública com o uso de tecnologias que resultarão em mais eficiência na administração da cidade.

Segurança na Internet 

Um segundo Hackathon abordará o tema da Segurança na Internet. Os participantes deverão desenvolver módulos e topologias por meio do Sinfonier, uma aplicação web que permite agregar dados da web e transformá-los em informações inteligentes voltadas para o tema de cyber security. A participação no concurso pode ser individual ou em grupos de até seis pessoas e os melhores desenvolvedores irão ganhar tablet e notebook, entre outros prêmios.

A equipe de Segurança na Internet também irá debater o tema no evento. A palestra “O APP de segurança para sua vida digital” explorará o conceito do produto LATCH, uma ferramenta da Eleven Path, empresa do Grupo Telefônica. O LATCH permite que os usuários bloqueiem o acesso aos serviços financeiros quando não estiverem em uso, reduzindo a exposição ao risco frente a ameaças como roubos de identidade e o uso indevido de dados. É possível, por exemplo, ativar o cartão de crédito e a conta bancária enquanto o usuário estiver on-line e bloqueá-los após a utilização.

Sustentabilidade 

A empresa também vai levar o tema de sustentabilidade para a Campus Recife. A operadora pretende mobilizar os campuseiros com uma ação sobre o Reciclar Conecta, programa que a Vivo possui em todas as suas lojas e revendas desde 2008, para coleta de telefones celulares e acessórios que são destinados à reciclagem. Durante o evento, quem descartar um aparelho usado na urna da empresa ganhará uma impressão em 3D de seu rosto ou um brinde exclusivo.

Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, a gerência de Sustentabilidade da Telefônica Vivo é a curadora das palestras Green Tech, que nesta edição do evento têm como temas a diminuição do uso de papel, a acessibilidade digital e os desafios dos resíduos eletroeletrônicos. A empresa aproveita o debate sobre lixo eletrônico, que terá participação do presidente da companhia, Antonio Carlos Valente, para falar sobre o posicionamento da empresa em relação ao tema e apresentar o Relatório Anual de Sustentabilidade 2013. 

Já a Fundação Telefônica, braço de responsabilidade social da operadora, irá promover debates como voluntariado digital, empreendedorismo e inovação social. A instituição vai lançar um aplicativo voltado para o turismo, desenvolvido pelos jovens atendidos pela Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedorismo (PDE), projeto da Fundação em Santa Cruz Cabrália (BA).

O produto foi viabilizado graças a uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Centro de Inovação da empresa, para que seus programadores dessem aulas, voluntariamente, para os jovens que participam da PDE em Santa Cruz Cabrália. Foram quatro semanas de formação com encontros à distância pelo Google Hangout e duas formações presenciais para 10 jovens da região. Deste grupo, cinco jovens trabalharam diretamente no aplicativo. Foi a primeira vez que eles “programaram de verdade”, escrevendo os códigos.

Cubo de Conteúdo 

Na área Expo, onde o acesso é gratuito, a Vivo traz, mais uma vez, o Cubo de Conteúdo, ponto de encontro para falar sobre temas que mobilizam os internautas e impactam o mundo digital. Com programação nos dias 24, 25 e 26, o espaço traz grandes nomes da internet, como MysteryGuitar Man, Edney Souza, Cid (Não Salvo), Irmãos Piologo, Rodrigo Fernandes (Jacaré Banguela), Marcel Dias (Byte Que Eu Gosto), Cauê Moura e PC Siqueira, entre outros.

Na Arena, diferentes serviços da operadora estarão disponíveis para degustação, como o Vivo Música (streaming de música, em parceria com a Napster); o Vivo Sync (protege os conteúdos dos dispositivos do cliente na nuvem); a Nuvem do Jornaleiro (concentra uma série de jornais e revistas na web, com acesso pelo computador, tablet e smartphone); e o serviço de dados 4G. A Vivo Machine também estará presente nesta edição do evento, e os campuseiros poderão ganhar um “Vivinho” de pelúcia, utilizando um celular para controlar a máquina.

Telefônica Vivo 
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário