ANUNCIANTES

Quase 80 municípios se reúnem na luta pela UFNB


Na manhã desta sexta feira (9) o deputado Joseildo Gomes presidiu a sessão especial no auditório Jutahy Magalhães na Assembléia Legislativa da Bahia, ao lado dos deputados estaduais Fátima Nunes, Jurandy Oliveira, Neuza Cadore, Maria Del Carmem, Zé Neto e dos deputados federais Alice Portugal e Nelson Pelegrino em prol da implantação da UFNB.

Na platéia prefeitos, vereadores, lideranças, estudantes e apoiadores de todo o estado, na busca pela Universidade Federal do Nordeste da Bahia. A dificuldade de estudar e poder mudar de vida foram um dos assuntos mais discutidos durante o evento. Paulo Gabriel, Reitor da Universidade do Recôncavo diz não ter dúvidas que a Universidade será uma realidade para todos. “Os benefícios serão gigantescos para a educação do estado, para mudança de cultura e para as novas portas para a juventude”, pontuou.

A deputada federal Alice Portugal falou sobre a necessidade de expansão das universidades públicas que já vem ocorrendo com o governo do PT. “É dessa forma que conseguimos expandir as universidades, com discussão, luta e com um olhar para a necessidade de um povo que quer estudar”, apontou.

O deputado federal Nelson Pelegrino, lembrou das poucas universidades públicas no Brasil no passado e que hoje, ainda que estejamos em busca de mais e mais por uma necessidade latente, é uma conquista para o nosso país. “Quando Lula assumiu o Brasil, estavam desmontando as escolas técnicas e tínhamos apenas a UFBA aqui na Bahia. É preciso continuar lutando, brigando, apresentando propostas para que esse crescimento que é notório abrace também a causa da UFNB”, frisou.

A deputada estadual Fátima Nunes, lembrou do tempo em que muitos precisavam sair de sua região para estudar. “Sou de um tempo que para vencer na vida, era preciso sair de casa e morar na casa dos parentes para trabalhar. Pobre não entrava na universidade e hoje isso já é uma realidade. Atualmente, muitos se arriscam saindo cedo, chegando tarde para realizar o sonho da formação, mas a UFNB será um avanço em tudo, pois os nossos jovens não precisaram se arriscar tanto para estudar e segurar o canudo da universidade”, pontuou.

O chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais, Martiniano Costar representando o Governador Wagner, trouxe o total apoio do Governador do Estado para implantação da universidade, por entender a plena necessidade da região e dos estudantes.

Ao todo, já foram realizadas 26 audiências públicas em diversos municípios do estado para debater e discutir sobre a implantação da UFNB.

Danúbio Trindade 
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário