ANUNCIANTES

Jaguarari: Rede de proteção da infância e adolescência realizou reuniões com moradores de Gameleira e Jacunã.


A Rede de Proteção da infância e adolescência no intuito de fortalecer os direitos e deveres dos jovens de Jaguarari realizou na sexta-feira (15) e na segunda-feira (19/05) reuniões com moradores e jovens dos povoados de Gameleira e Jacunã, os encontros tiveram como pauta principal os festejos dos padroeiros dessas comunidades que estará sendo realizados nos próximos dias.

Em Gameleira a reunião iniciou às 20hs na Escola Municipal Lauro de Freitas e reuniu dezenas de moradores, donos de lanchonetes e bares, organizadores dos festejos, estudantes, representantes de escolas, Polícia Militar, Polícia Civil e membros da rede de proteção.

A presidente do CMDCA Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cléia Queiroz iniciou a fala explicando a causa da reunião com a comunidade, em seguida o Tenente da PM, Pimentel destacou o uso de drogas por parte de crianças e adolescentes que cresce a cada dia no país, assim falou também o investigador da Polícia Civil de Jaguarari, Ivanilson e ensinou aos pais como identificar se o seu filho ou mesmo parente está usando droga, através do comportamento, boca roxa entre outras atitudes que podem identificar tal coisa.

A reunião também foi uma oportunidade dos moradores do povoado realizar perguntas aos e também dar sugestões aos membros da rede, após uma noite bem produtiva com muitas discursões a reunião finalizou às 22hs.

Já no povoado de Jacunã a reunião ocorreu na Escola Municipal José Antônio dos Santos e também iniciou com a fala da presidente do CMDCA, Cléia Queiroz.

Assim como em Gameleira, a PM, PC, membros da rede, donos de bares, sociedade civil organizada além dos vereadores, Val do Jacunã e Neném do Catuni também marcaram presença.

O edil Neném do Catuni citou como o tempo esta mudado, ele disse que antigamente as crianças respeitavam mais os adultos principalmente os idosos, como o simples ato de pedir uma benção, hoje isso não acontece mais, “Isso quem está perdendo somos nós” completou.

“Nós precisamos de ajuda sim” disse o vereador Val do Jacunã, representante da comunidade que reconhece o descaso por parte de alguns pais que deixam suas crianças ficarem perambulando durante a madrugada no povoado, e que frequentam as chamadas “boates” que são bares improvisados sem luz em um cômodo isolado do estabelecimento.

Em relação à venda de bebidas alcoólicas a menores de idade a Delegada Titular de Jaguarari, Drª Maria Luiza disse que fará cumprir a lei que desobedecer, “Se não fechar eu vou e fecho” disse a delegada.

Drª Maria Luiza disse ainda que esteve no último sábado 10/05 no povoado de Jacunã e ficou estarrecida com tanta criança altas horas da madrugada transitando pelas ruas e nas “boates”, ela falou ainda que estará tomando providências para coibir esse tipo de episodio.


Como em Gameleira os moradores de Jacunã também participaram e realizaram perguntas e deram sugestões aos membros da Rede.
As duas reuniões foram bem produtivas e tudo que foi dito, será passado em um encaminhamento que será apresentado no Ministério público, Polícia Civil e Militar, para que providências possam ser tomadas sobre os casos.

Portal Jaguarari

Nenhum comentário

dsd