Filho da Liberdade, Rui Costa mobiliza Salvador para programa de governo
Subúrbio, Boca do Rio, Cabula, Cajazeiras e Liberdade, esses são alguns dos bairros de Salvador que vão sediar as discussões de novos passos para a cidade e apresentar ao pré-candidato do PT ao Palácio de Ondina, Rui Costa. A definição foi feita durante o debate “Salvador nos Trilhos”, que aconteceu na noite desta quinta-feira (22), no Hotel Fiesta. Entre lideranças comunitárias e partidárias, mil pessoas participaram do 27º encontro da construção do Programa de Governo Participativo (PGP).
A base de apoio à pré-candidatura (PSD, PCdoB, PDT, PP, PR, PRB, PSL, PTB e Solidariedade) estava em peso e teve voz. O líder estadual do Solidariedade, Marcos Medrado, defendeu a chapa como a melhor opção para a Bahia. “Acredito na capacidade administrativa de Rui Costa. Estamos unidos ao seu lado e não vamos mudar”, afirmou.
Olívia Santana, do PCdoB, defendeu a construção participativa. “Esse momento de encontro com lideranças comunitárias populares e com o movimento social mostra a cara de Salvador. As pessoas que estão aqui fazem a diferença. O nosso povo se levanta. Essa é a expressão da cidadania”.
Pré-candidatos
O pré-candidato Rui Costa chamou a todos para participar da elaboração do texto do programa de governo. “A mobilização começou hoje e, a partir de agora, vamos aos bairros, dialogando, ouvindo a população da cidade”.
Ele chamou as lideranças para pensar obras estruturantes, que completem as que estão sendo feitas pelo governo do estado. “Temos que pensar no futuro da nossa capital, o Estado tem feito grandes obras e Salvador merece mais. Quem conhece essas necessidades são vocês, que vivem a realidade da cidade, acordam cedo para pegar o ônibus, enfrentam os dias de chuva, a espera no ponto, a falta de creches”. Rui lembrou que, como filho da Liberdade, conhece a Salvador que mais precisa, a Salvador que está fora do roteiro turístico e que, “hoje, se mobiliza para traçar novos passos”.
João Leão, pré-candidato a vice-governador e Otto Alencar, ao Senado, defenderam a atuação do Estado na capital. “Como negar as realizações da gestão Jaques Wagner em Salvador?”, perguntou Otto, ao listar obra por obra, entregues e em construção: Complexo 2 de Julho, Via Expressa, Complexo do Imbuí, duplicação da Pinto de Aguiar, metrô? “São obras de grande importância, realizadas pelo governador Jaques Wagner, obras fundamentais para a cidade”. De acordo com Otto, o governador Wagner atua em Salvador como um governador prefeito. E sobre a atual gestão ele opinou que “é preciso sair do circuito Barra-Ondina para chegar à periferia de Salvador”.
O reconhecimento do soteropolitano em relação as obras estaduais foi defendido por João Leão. “O povo sabe e reconhece a gestão que faz, prioriza e muda a vida de quem mais precisa”.
A elaboração do PGP 2014 já conta com 32 mil pessoas mobilizadas. O próximo encontro faz parte do calendário de plenárias regionais e vai ser realizado em Vitória da Conquista, neste sábado, dia 24.
Ascom PGP
Nenhum comentário