ANUNCIANTES

Resposta da Embasa a vereador de Jaguarari


A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) esclarece ao vereador Paulo Morgado (PV) e a população de Jaguarari, que, por causa da seca ocorrida nos anos de 2011, 2012 e 2013, o processo de Universalização da Água, através do programa Água para Todos, não avançou conforme o esperado na região neste mesmo período. Isso porque os seus principais mananciais sofreram redução drástica no volume, e os investimentos realizados pela empresa e Governo do Estado foram priorizados para obras emergenciais de combate à seca nas localidades já atendidas. Na sede de Jaguarari, por exemplo, dois empreendimentos, um em 2012 e outro em 2013, levaram água para mais de 13 mil moradores, totalizando um investimento de mais de R$ 60 Milhões.

No final de 2013, após a recuperação do volume de água nos principais mananciais, a Embasa retomou o processo de universalização da água na região, desafio a ser alcançado nas áreas de concessão da empresa até 2030. Em Jaguarari, as localidades de Catuni, Olhos d’Água, Cajueiro e Aroeira, serão beneficiadas com a obra de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Senhor do Bonfim, Jaguarari, Andorinha e Itiúba, já em andamento, e que irá levar água tratada e de qualidade para diversas outras comunidades rurais destes municípios.

Em relação às comunidades de Arapuá Novo, Monte Alegre, Santa Maria e Favela de Santa Rosa, citadas pelo vereador, a Embasa informa que ainda não há viabilidade técnica para abastecer as mesmas, mas que, em um futuro próximo, poderão ser beneficiadas com novos projetos. Apesar de estarem próximas à comunidade de Santa Rosa, que é abastecida pelo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Pilar, não é possível realizar a extensão de rede até as referidas comunidades, já que a água disponibilizada pela Mineração Caraíba prevista no contrato é de apenas 70 litros por segundo, e é distribuída para Pilar, Santa Rosa e Sussuarana, em Jaguarari, além dos municípios de Andorinha e Uauá. Por isso, levar água para estas novas comunidades, a partir deste sistema, poderia comprometer o fornecimento do recurso hídrico para as localidades já atendidas.

Em resposta a outro questionamento do vereador, a Embasa informa que, no distrito de Pilar, será iniciada ainda este mês a substituição de redes de distribuição de água obstruídas na localidade. Além disso, uma intervenção de melhoria na Estação de Tratamento de Água do distrito já está em andamento. Com a conclusão destas duas obras, a Empresa de Águas e Saneamento vai poder ofertar uma quantidade maior do recurso hídrico aos moradores locais.

Atenciosamente

Adriano Aleixo 
Assessoria de Comunicação 
74 – 3541 8400

Nenhum comentário