ANUNCIANTES

Codevasf investe R$ 1,5 milhão para oferecer Ater a agricultores familiares em Juazeiro (BA)‏

Foto : Frederico Celene / Codevasf

Cerca de R$ 1,5 milhão está sendo investido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nos perímetros irrigados de Juazeiro (BA) para retomada dos trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Pela ação, aproximadamente 600 famílias de agricultores que produzem nos perímetros de Maniçoba, Mandacaru, Curaçá e Tourão passarão a ser atendidas por uma equipe formada por dois engenheiros agrônomos e dez técnicos agrícolas que darão informações sobre técnicas de produção, manejo de solo e de cultivos e comercialização, entre outros temas.

Por meio da equipe de Ater, a Codevasf realizará eventos coletivos, cursos e atendimento individual com visita aos lotes dos produtores. O objetivo é fazer com que eles obtenham os melhores resultados. Entre 2011 e 2012, a Codevasf realizou cerca de 30 mil atendimentos a produtores locais.

Para o produtor rural de Maniçoba Abenor Mota, que tem lote de sete hectares e produz manga, a Ater é muito importante para a agricultura irrigada. “Essa atividade requer uso intensivo de tecnologias e investimentos para alcançar níveis elevados de produtividade e rentabilidade, e, com o auxílio de profissionais, poderemos obter mais êxito”, afirmou.

O objetivo geral dos serviços de Ater é capacitar os produtores e suas organizações para o planejamento da produção e gerenciamento do lote, além de conscientizá-los e orientá-los para a aplicação dos princípios de boas práticas agrícolas. Além disso, possibilita a apropriação de tecnologias que permitam aumento da produtividade, agregação de valor à produção e competitividade.

Parceria 

Os serviços de Ater são prestados pela Codevasf via contrato com entidades privadas, por distrito de irrigação, e convênio com instituições governamentais.

Como parte da metodologia de trabalho, as equipes de Ater procuram discutir com os produtores os principais problemas e estabelecer um plano estratégico de ações, indicando as soluções e envolvendo, de forma participativa e comprometida, as organizações e instituições públicas e privadas que atuam nos perímetros.

O agricultor do perímetro Mandacaru Deuzival Saraiva de Souza, que recebe também a ajuda do filho mais velho, de 22 anos, na plantação – o mais novo, de 18 anos, ainda estuda –, ressalta a importância da assistência técnica oferecida aos produtores do perímetro: “É muito importante o apoio que nós recebemos para nos adaptarmos e ganharmos o conhecimento para começar a produzir. Tem que ter alguém para orientar, para que a gente pegue o ritmo”.

Ascom Codevasf

Nenhum comentário

dsd