ANUNCIANTES

Workshop em Juazeiro define metas para execução do Plano Hidroviário Estratégico‏


Nesta terça-feira (12), o Ministério dos Transportes realiza em Juazeiro (BA), no auditório da 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o primeiro workshop sobre o Plano Hidroviário Estratégico (PHE), documento que contempla as medidas necessárias para ampliar a participação do modal hidroviário na matriz de transporte brasileira. 

O evento, uma parceria do MT com o Ministério da Integração Nacional (MI) e a Codevasf, vai organizar os grupos de trabalho que estabelecerão um plano de ações e metas de curto, médio e logo prazo para a Hidrovia do São Francisco. Durante as atividades, será feita a divisão de responsabilidades e delegadas metas e definições sobre custos, locais e ações para a execução do projeto.

Sobre o PHE, o coordenador-geral de planejamento da Secretaria de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes (SPNT/MT), Luiz Carlos Rodrigues Ribeiro, afirmou que “são medidas técnicas, econômicas, ambientais e institucionais que possibilitarão a navegabilidade e o aumento da capacidade do transporte de cargas pelas hidrovias brasileiras”.

O evento tem como objetivo mostrar em detalhes a metodologia e os resultados do Plano e ouvir as principais entidades representativas do Transporte Hidroviário Interior (operadores, usuários e autoridades locais), a fim de validar o PHE e identificar as medidas prioritárias sob o ponto de vista local, buscando sua adequação ao planejamento global.

“Estão sendo aplicados esforços para que ocorram mais duas reuniões ainda este ano: uma para analisar o corredor da Hidrovia do Madeira, em Porto Velho (RO), e outra para tratar do sistema Solimões/Amazonas, em Manaus”, ressalta Luiz Ribeiro. Na sequência, deverão ser realizadas reuniões para as hidrovias Tietê-Paraná, em São Paulo (SP), Brasil-Uruguai, em Porto Alegre (RS), Tapajós e Tocantins, em Belém (PA) ou Palmas (TO), e Paraguai, em Corumbá (MS).

Plano Hidroviário Estratégico 

O estudo incluiu todas as hidrovias que já acomodam fluxos de carga igual ou superior a 50 mil toneladas anuais: Amazonas/Solimões e Negro, Madeira, Tapajós e Teles Pires, Tocantins, Araguaia, São Francisco, Tietê e Paraná, Paraguai, e Hidrovias do Sul (Taquari, Jacuí e Lagoa dos Patos). Estima-se que, para a execução dos projetos previstos no PHE, serão investidos até 2024 cerca de R$ 17 bilhões em obras para melhoria e ampliação do modal hidroviário. Ademais, prevê-se um investimento de R$9 bilhões em embarcações e terminais, a cargo do setor privado.

Para sua elaboração, o Ministério dos Transportes consultou instituições como o Ministério da Integração/Codevasf, os ministérios da Defesa, da Fazenda, do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, das Cidades, de Minas e Energia e de Meio Ambiente, além da Secretaria Especial de Portos, governos estaduais, prefeituras, assim como empresas comerciais proprietárias de cargas, companhias de navegação, estaleiros e operadores de terminais. Para o workshop em Juazeiro(Bahia), o Ministério dos Transportes contou com a colaboração do Ministério da Integração/Codevasf na organização do evento e o apoio recebido do Governo da Bahia e da Icofort Agroindustrial.

Serviço: 

Data: 12 de novembro de 2013
Horário: 08h30 às 19h
Local: Auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) - Juazeiro (BA)
Endereço: Av. Comissão do Vale s/n – Bairro Piranga - Juazeiro (Bahia)

PROGRAMAÇÃO :


8h30
Inscrições
9h30
Abertura do Workshop
09h40
Apresentação do Plano Hidroviário Estratégico - Palestrante: Luiz Ribeiro (Ministério dos Transportes)
10h
Divisão dos Grupos de Trabalhos – Explicação da Metodologia de Trabalho
10h45
Coffee Break
11h
Início da atuação dos grupos de trabalho
12h30 às 14h
Almoço
14h10
Retorno das atividades dos grupos de trabalhos
14h às 17h
Apresentação dos resultados de cada grupo
17h às 18h30
Intervalo
19h
Encerramento

Ascom Codevasf

Nenhum comentário

dsd