O MUNICÍPIO DE JAGUARARI TERÁ SUA PRIMEIRA BRIGADA DE INCÊNDIO.
Uma iniciativa da Defesa Civil do Estado da Bahia em parceria com a prefeitura de Jaguarari.
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O Curso será ministrado pelo Capitão do Corpo de Bombeiros da Bahia, Edson Dias Carregosa Filho e pelo soldado BM Jorge Antônio da Conceição, para 50 participantes e terá carga horária de 50 horas. O objetivo é dotar o município de uma Brigada capacitada e equipada para realizar ações de prevenção e combate a incêndios florestais e urbanos e atuar em primeiros socorros em caso de ocorrências adversas. Com isso, será possível reduzir danos ambientais, materiais e humanas.
A futura Brigada será coordenada pela Defesa Civil Municipal e composta por voluntários do setor público e da sociedade civil. A idéia é que ela possa se articular com outras organizações públicas e privadas, a exemplo do Corpo de Bombeiros, SAMU, entre outros.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, Salvador Brito, este curso será uma experiência piloto, que deverá ser aplicada em outros municípios. Ele ressalta também a importância dos participantes multiplicarem esse conhecimento através de palestras nas escolas, organizações públicas e privadas, pois, quanto mais pessoas conscientes, maior será o cuidado com o meio ambiente e com a segurança global da população.
Para o prefeito Antônio Nascimento, a escolha de Jaguarari para sediar uma capacitação de tamanha importância, responsabilidade e significado para segurança e a ordem públicas, é uma honra, pois, a partir desse evento, outras brigadas municipais poderão ser instituídas pela Defesa Civil da Bahia. –“Participar desse processo, mais do que privilégio, é colaboração para promoção de políticas de alta relevância pública”- conclui o prefeito.
Após a capacitação da Brigada, será estabelecido uma cooperação técnica entre o Estado e o Município, visando a sustentabilidade da Brigada, onde o Estado da Bahia, através da Defesa Civil do Estado, se compromete a realizar o treinamento, reciclagem e fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) e materiais para o desenvolvimento das atividades das brigadas e, por sua vez, o município se compromete a manter o funcionamento da Brigada em espaço físico próprio para manutenção e guarda dos materiais.
Ascom PMJ
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