Codevasf apresenta ações de apoio à apicultura durante evento em Ibotirama (BA)
Agricultores familiares interessados na atividade da apicultura lotaram o auditório do Centro Territorial de Educação Profissional do Velho Chico (CETEP), em Ibotirama, no Médio São Francisco baiano, durante a 1ª Jornada do Desenvolvimento da Apicultura no Velho Chico, nessa quinta-feira (7). O evento teve destacada participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que apresentou as ações relacionadas à apicultura nos municípios da área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, em Bom Jesus da Lapa (BA).
A Codevasf divulgou os critérios para a distribuição dos equipamentos de apicultura entre os agricultores familiares que pretendem se tornar apicultores. Durante o mês de outubro, a Companhia doou 150 kits de apicultura – cada um contendo dez colmeias, dez suportes, dez quilos de cera, duas vestimentas apícolas completas, um garfo desoperculador, um fumigador, um formão e uma carretilha – à Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), uma das realizadoras do evento.
“Nosso objetivo maior com esse evento é comemorar e divulgar a doação de kits feita pela Codevasf, que serão tão importantes para que mais gente possa se interessar por essa atividade, fortalecendo a cadeia produtiva do mel na nossa região”, disse o presidente da Coopamesf, Balbino de Almeida.
Os kits entregues serão distribuídos para famílias de baixa renda que possuem aptidão para a apicultura dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Boquira, Brotas de Macaúbas, Carinhanha, Ibotirama, Igaporã, Macaúbas, Malhada, Morpará, Paratinga, Riacho de Santana, São Félix do Coribe e Serra do Ramalho.
A ação integra o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria e é executada pela Codevasf com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (MI).
Atividade alternativa
Representando a 2ª Superintendência Regional da Codevasf, o analista em desenvolvimento regional Renato Lessa destacou a importância das ações para o fortalecimento da apicultura. “Esses kits que foram doados para a cooperativa serão para apicultores familiares e darão importante fonte de complemento de renda para essas famílias, que já praticam outras atividades. Somente nesse ano, nos territórios do Velho Chico e de Irecê, já entregamos cerca de 400 kits e temos outros 600 para entregar”, disse.
“Estamos muito felizes com a realização de um evento como esse, com tantas pessoas presentes, mostrando o quanto a apicultura cresceu nessa região. E se isso aconteceu foi por causa do apoio recebido de entidades como a Codevasf. Espero que consigamos alcançar um grande resultado, com a distribuição dessas colmeias doadas pela Companhia. E essa é uma atividade que consegue promover o fomento econômico, ambiental e social”, afirmou o diretor da Coopemasf, Gilmário Mendes.
Associações dos municípios de Central, Riacho de Santana, América Dourada, Igaporã, Ibititá, Ibotirama, Bom Jesus da Lapa, Morpará, Serra do Ramalho, Paratinga, Brotas de Macaúbas, Lapão, Irecê, Boquira, Macaúbas, São Gabriel, Uibaí, São Félix do Coribe, Carinhanha e Malhada foram ou serão beneficiadas com as doações dos equipamentos que são fundamentais para o ingresso das pessoas na atividade de apicultura. Já foram assinados os termos de doação de 541 kits neste ano.
“Hoje a apicultura é levada a sério na Bahia. Na fila para entrar aqui no auditório, perguntei a algumas pessoas se eram apicultoras e elas respondiam: 'não, mas quero ser', o que é uma ótima notícia, pois demonstra o potencial de crescimento dessa atividade, já que nós temos todas as condições naturais no sertão da Bahia, no Velho Chico, para esse desenvolvimento”, disse o diretor da Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura (Febamel), Jordans Ramalho.
“Ver o auditório repleto dessa forma mostra o quanto a apicultura está crescendo na nossa região e ficamos muito satisfeitos em ver a organização da cooperativa”, destacou o prefeito de Ibotirama, Terence Lessa.
A 1ª Jornada do Desenvolvimento da Apicultura no Velho Chico foi realizada pela Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf) e pela Câmara Setorial de Apicultura.
Ascom Codevasf
Nenhum comentário