ANUNCIANTES

Brasileiro faz homenagem e destaca os 10 anos do Estatuto do Idoso

Imagem : Google
O deputado Carlos Brasileiro (PT) fez hoje, 1º de outubro, uma homenagem aos idosos pela passagem do seu dia. Ele destou o papel e a experiência de vida daqueles que ainda são a base das famílias. O parlamentar também elogiou o Estatuto do Idoso, que completa 10 anos, e é considerado um marco importante na garantia de direitos dessa faixa etária.

Para Brasileiro, ser idoso é sinônimo de maturidade e conhecimento. “É preciso dar atenção e assegurar os direitos daqueles que tanto contribuíram para a sociedade”, afirmou. O estatuto determina que "é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária".

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a longevidade média da população brasileira cresceu de 62,5 anos, em 1980, para 74,8 anos, em 2013. Hoje, mais de 23 milhões de brasileiros e brasileiras têm mais de 65 anos. Em 2050, a perspectiva é de que teremos mais idosos do que jovens com idade inferior a 15 anos. “O futuro nos reserva um país em que o avanço da qualidade de vida vai garantir ainda mais longevidade. Por isso, é preciso um olhar mais atencioso aos idosos”, afirmou o deputado.

Brasileiro ainda destacou decreto assinado hoje pela presidente Dilma Rousseff, que estabelece o Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo. A medida, que será coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), e reunirá diversas ações para a valorização, promoção e defesa dos direitos dos idosos.

Assessoria de Comunicação 
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro

Nenhum comentário