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Água de qualidade chega a doze povoados de Quijingue‏


Obra da Embasa beneficiou quase 04 mil pessoas

Captar água em um tanque na fazenda Gameleira, armazenar água de chuva e depender de caminhões-pipa foram as principais alternativas de abastecimento durante toda a vida de dona Maria da Silva, 49 anos, moradora do povoado do Alto, em Quijingue. Mas, neste mês, a lavradora e mãe de seis filhos realizou um grande sonho, pois, pela primeira vez, recebeu água tratada e de qualidade na torneira de casa. O investimento de quase R$ 1,2 milhão, com recursos próprios da Embasa, tornou possível a extensão de rede distribuidora de água em doze localidades do município, beneficiando cerca de quatro mil pessoas.

A obra implantou 64 quilômetros (km) de tubulação (adutora e rede distribuidora) para trazer água do sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) Tucano I aos povoados. Essa foi a segunda fase das ações para estender o atendimento do serviço de abastecimento de água em Quijingue. Na primeira, mais de 100 quilômetros de adutora foram implantados.

Além da comunidade do Alto, também foram beneficiadas as localidades de Alto do Mandacaru, Lagoa da Barra, Lagoa do Capim, Lagoa do Ouricuri, Malhada do Umbu, Monte Cruzeiro, Pedra D’ Água, Queimada do Moleque, Quixaba, Muriçoca e Serrote do Meio. Em outubro, a rede distribuidora está sendo testada. Somente em novembro, os habitantes vão passar a receber o serviço de forma regular e a pagar a fatura mensal.

Segundo o gerente da Embasa de Senhor do Bonfim, a principal conquista desta obra é a transformação de vida da população beneficiada, já que parte dela consumiu água sem potabilidade ao longo de suas vidas, como é o caso de dona Maria. “A partir de agora, essas comunidades terão mais saúde e qualidade de vida”, afirmou o gestor.

Novos usuários 

No final de setembro, representantes da Embasa promoveram reuniões com as comunidades beneficiadas para esclarecer sobre como vai ocorrer a distribuição de água, como o serviço será cobrado e como seus moradores devem consumir a água, pois a região tem recursos hídricos escassos e é responsabilidade de todos combater o desperdício e usos que não sejam para consumo e higiene das pessoas.

Para Lílian Marinho, assistente social da Embasa, as reuniões foram oportunidades de aproximação da empresa com novos usuários do serviço de abastecimento de água e de reflexão sobre a escassez de recursos hídricos. “Embora seja uma população já acostumada a conviver com a seca, é preciso sensibilizá-los para o uso racional da água neste novo contexto de vida que eles passarão a ter daqui pra frente”, explicou.

Assessoria de Comunicação da Embasa

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