ANUNCIANTES

UNEB: Produções jornalísticas de Juazeiro premiadas em evento nacional‏


A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios, de Juazeiro, recebeu reconhecimento nacional com a premiação de três produções jornalísticas. Um vídeo, um jornal impresso e um livro reportagem foram premiados no XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado entre os dias 4 e 7 de setembro, em Manaus (AM).
Na categoria Jornalismo foram premiados os melhores produtos experimentais do país, em 14 modalidades. O suplemento Ser guei, das egressas Catharine Matos e Gabriella Moura, ganhou o prêmio de melhor Jornal-laboratório impresso. Na produção laboratorial em vídeojornalismo e telejornalismo venceu É da fé que a gente se vale, dos egressos Jadnaelson Souza e Maria Lima. Lento Caminhar, dos recém-graduados Edésio Santos Edilane Ferreira ganhou o prêmio de melhor livro-reportagem.
“Foi emocionante, mas, acima de tudo, gratificante. É o reconhecimento a um extenso trabalho de pesquisa e de produção e mais: é a coroação de uma caminhada!”, comemorou Jadnaelson Souza.
“Com esse reconhecimento nacional percebemos a alta qualidade dos trabalhos produzidos na UNEB, e isso devemos aos nossos educadores e aos projetos desenvolvidos na universidade. Ao recebermos o prêmio o mérito não é somente nosso, mas, também, da UNEB”, destacou Edilene Ferreira.
“Ganhar nacionalmente foi uma surpresa maravilhosa, já que eu estava concorrendo com quatro Universidades, com trabalhos muito bons. Ter esse reconhecimento é fantástico, pois é um feedback, mais do que positivo, de tudo que vivenciamos, estudamos e praticamos na Universidade. Além disso, essa vitória mostra o potencial acadêmico da UNEB e de seus alunos”, ressaltou Catharinine Matos.

Além das produções premiadas, o documentário Nunca traí os pobres, das egressas Celane Rosa e Edísia Santos, também participou da disputa em Manaus, e quatro trabalhos de aluno, ex-alunos e docente foram apresentados.
O vídeo, o jornal impresso e o livro reportagem, resultados do Trabalho de Conclusão de Curso dos ex-alunos, foram orientados pelas professoras Fabíola Moura, Ceres dos Santos e Renata Freitas, respectivamente.
 Para a professora Fabíola Moura, este reconhecimento significa “uma qualidade que coloca as nossas produções entre as melhores do Brasil no nível acadêmico. As premiações só consolidam esse trabalho, que envolve técnicos, professores e alunos, comprometidos com uma formação em jornalismo de excelência, que promova mudanças sociais e éticas. Como orientadora de dois dos trabalhos premiados este ano na etapa regional e nacional do Congresso, e também do melhor documentário nacional em 2012, sinto que a nossa missão docente está sendo cumprida de maneira exemplar”, enfatizou a docente.  

Este é o segundo ano consecutivo que o curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios aprova vários trabalhos no Congresso Nacional e Regional da Intercom, realizados pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

A diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH), professora Aurilene Rodrigues Lima, parabeniza os estudantes vencedores e todos os alunos que participaram do evento, bem como ao curso, professores e técnicos do departamento. “Esta premiação reflete a excelência da UNEB como universidade pública do estado da Bahia, bem como o esforço coletivo da comunidade acadêmica do DCH”, pontuou. 
O vídeo premiado É da fé que a gente se vale está disponível no http://www.webtvjuazeiro.uneb.br/?p=2577. E a lista com o resultado dos trabalhos vencedores na Expocom pode ser conferida no http://www.intercom.org.br/vencedores-expocom-nacional-2013.pdf.           

Informações: Núcleo de Assessoria de Comunicação do DCH/Campus III/UNEB. Texto: Klébia Muricy. Fotos: divulgação.

Nenhum comentário